Qualquer estabelecimento comercial deve achar maneiras de atrair clientes e conseguir fidelizá-los para se tornar bem-sucedido. O mesmo ocorre com clínicas e consultórios médicos. No entanto, eles buscam trazer pacientes e, para isso, é necessário conhecer esse público-alvo e suas necessidades. O desafio é alcançar o maior número de possíveis pacientes e cativá-los a partir de uma ótima experiência de atendimento.
Se interessou pelo assunto? Continue lendo e conheça 5 dicas de como atrair mais pacientes.
Avalie seu consultório
Avaliar seu negócio é o primeiro passo para identificar as metas do consultório e reconhecer o tipo de público que se pretende atender. É importante compreender que não se pode querer atingir todos os tipos de público apenas para manter a alta rotatividade de pacientes. A grande demanda pode causar queda na qualidade do serviço e ao invés de reter esses pacientes, você os afasta. O ideal é segmentar esse público e pensar em maneiras de cativá-los e engajá-los.
Conheça suas necessidades
Ao definir o público que sua clínica pretende atender, você irá entender suas necessidades. Essas informações serão valiosas para o sucesso do seu estabelecimento já que com elas ficará mais fácil fazer mudanças na gestão da clínica e adaptá-las às expectativas de seus pacientes. Saber quais situações mais despertam o interesse de seu público, em que dias e quais horários, é essencial para saber se a clínica ou consultório conseguirá suprir as necessidades.
Mantenha um preço adequado
O valor cobrado pelos serviços prestados deve ser justo e estar de acordo com a bolso dos pacientes. Quanto maior a quantidade de serviços, maior a qualidade dos atendimentos e dos espaços físicos do consultório, maior poderá ser o valor desde que já se saiba o quanto o consumidor poderá pagar por eles naquela localização. A regra é ser condizente com a realidade do paciente, responsável e sincero.
Vale lembrar que há outras estratégias de atração de pacientes como o atendimento por meio dos planos de saúde. Mas deve-se pesquisar os prós e contras dessa ferramenta.
Invista nas boas experiências
É notório que quanto mais à vontade nos sentimos em um lugar, maior é o desejo de voltarmos nele. Quando a clínica está bem organizada, limpa, sem demora nos atendimentos e com funcionários receptivos, a avaliação do local fica melhor, já que a experiência obtida foi satisfatória. A forma como o paciente é atendido é de extrema importância para fazê-lo retornar para outro atendimento.
Além do mais, manter uma relação fora do ambiente da clínica contribui para manter os pacientes. Ter um canal de comunicação aberto e sem furos (como WhastApp e redes sociais), assim como utilizar os meios eletrônicos (e-mail, SMS) para contatá-los são boas dicas de manutenção de público.
Aposte em ferramentas digitais
A Tecnologia já é indispensável na área da saúde, não só nos aparelhos modernos, mas também na forma de se comunicar com os pacientes. Dessa forma, é possível utilizar as plataformas digitais para chamar atenção do seu público e falar com ele.
Os softwares para gestão de clínicas conseguem, além de gerir todos os processos da clínica, como agendas e controle financeiro, enviar SMS para confirmação de consultas.
Ainda é possível criar blogs, páginas em redes sociais e aplicativos de troca de mensagem como forma de divulgar sua clínica e conseguir se manter no mercado.

Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.
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