AAFR é a sigla para atrair, atender, fidelizar e rentabilizar. Essas são as 4 etapas fundamentais para que um gestor ou médico empreendedor possa elaborar estratégias e planos de ação de sucesso.

Dessa forma, é possível se destacar da concorrência, reunir mais recursos financeiros para consultórios, clínicas e laboratórios e melhorar a experiência dos pacientes.

Então, entenda melhor como alcançar cada um desses 4 objetivos essenciais!

Atrair

Uma das principais etapas para o funcionamento de uma clínica é a atração de clientes. Para isso, é importante pensar em unir boas estratégias de comunicação à disponibilização de funcionalidades práticas.

Portanto, é importante pensar no conceito de brand awareness, ou, em português, consciência de marca. Trata-se de um indicador de como a sua marca é reconhecida pelo público.

Então, uma das maneiras de aumentar a identificação com a marca é intensificando a sua presença digital nas redes sociais. Para isso, você pode criar um perfil que compartilhe conteúdo relevante e que, ao mesmo tempo, humanize a empresa.

Por outro lado, oferecer alguns diferenciais como a agenda médica online da Conclínica também é uma forma de trabalhar o AAFR e atrair clientes.

Afinal, você leva mais comodidade aos pacientes que encontram os seus serviços e diminui as chances deles optarem por um concorrente.

Atender

Então, depois de atrair clientes, é muito importante que você crie maneiras de atender a todos da melhor maneira possível. 

Afinal, se você não conseguir absorver as demandas criadas com o sucesso das estratégias de atração, provocará um efeito negativo nos negócios.

Portanto, é preciso encontrar maneiras de organizar a agenda de uma clínica ou de um consultório levando em consideração fatores como:

  • Rotina de atendimentos;
  • Taxa de atrasos nas consultas;
  • Organização dos horários de atendimento;
  • Taxas de cancelamento.

Neste caso, a Multi-Agenda da Conclínica continua sendo uma ótima opção para manter o controle desses processos.

Isso porque você poderá armazenar o cadastro completo dos pacientes, controlar o status das consultas, personalizar os horários dos atendimentos e diminuir as filas com a organização dos pacientes por hora marcada ou ordem de chegada.

médico realizando atendimento de paciente. Imagem ilustrativa para texto AAFR.

Fidelizar

Muitos gestores cometem o erro de dedicar todos os esforços e recursos à conquista de novos clientes. Contudo, fazendo isso, esquecem que grande parte do sucesso de um empreendimento está na fidelização do público.

Isso porque custa mais caro trazer um novo paciente do que fidelizar os anteriores. Afinal, uma vez que você tem sucesso na etapa de atração e presta um serviço de qualidade, você aumenta as chances de retorno.

Além disso, clientes satisfeitos tornam-se divulgadores orgânicos da sua marca. Mesmo os estudos de estratégias avançadas de marketing não subestimam o poder das recomendações e indicações entre as pessoas de maneira natural.

Por isso, a etapa de fidelização é tão importante no AAFR. E para melhorar as taxas de retenção da sua clínica, laboratório ou consultório, uma das melhores estratégias é implementar funcionalidades que melhoram a experiência do cliente.

Rentabilizar

Para que o AAFR traga os resultados esperados, é importante estar atento à última letra da sigla, que corresponde à rentabilidade do seu negócio. Você precisa ter a noção exata se está tendo lucro, prejuízo, quais são seus maiores gastos e muitos outros detalhes.

Essa pode ser uma das áreas mais complicadas para os profissionais da saúde que também atuam como gestores, pela falta de familiaridade com a parte financeira.

Por isso, a tecnologia pode ser uma grande aliada para a implementação de um controle financeiro robusto, que proporcione ampla visão das finanças da sua clínica e corte gastos desnecessários.

Então, com a Conclínica, você terá o suporte de uma ferramenta que permite a visualização clara do seu fluxo de caixa. Assim, será possível checar contas a pagar, datas de vencimento e pagamentos recebidos e programados.

Além disso, para otimizar a gestão de clínicas, você poderá organizar valores de acordo com cada especialidade de atendimento. Dessa forma, facilita-se os repasses aos médicos e demais colaboradores.

Quais são as vantagens de aplicar o AAFR?

Aplicar o AAFR contribui para o desenvolvimento de diversas áreas do seu consultório, pois estimula o planejamento da gestão de uma forma mais integrada.

Por isso, confira as principais vantagens de aplicar esse conceito às suas operações!

Destaque no mercado

A área da saúde possui um mercado extremamente concorrido. Por isso, você deve criar novas estratégias constantemente para conquistar uma posição de destaque.

Portanto, ao entender melhor sobre AAFR, percebe-se que muitos consultórios focam apenas em atender os pacientes. Mas, com isso, deixam de aumentar as taxas de fidelização e perdem espaço entre os concorrentes.

Elaboração de estratégias integradas

O sucesso de um consultório está ligado ao funcionamento integrado das áreas indicadas pelo AAFR: atração, atendimento, fidelização e rentabilidade.

Por tanto, ao implementar esse conceito à gestão, é possível organizar processos e colaboradores levando esses pontos em consideração. 

Dessa forma, a clínica passa a atrair mais pacientes, atendê-los de maneira mais eficiente, fidelizá-los e, consequentemente, gerar mais rentabilidade.

Clientes mais satisfeitos

Ao ampliar a visão sobre a gestão de clínicas e consultórios, os clientes também são beneficiados. Afinal, para atraí-los e fidelizá-los, é preciso oferecer mais comodidade, melhorar o atendimento e agilizar os processos.

Portanto, a correta implementação do conceito AAFR está diretamente relacionada à melhora da experiência dos pacientes, desde o primeiro contato para agendar uma consulta até a melhora dos respectivos quadros clínicos.

Paciente sendo atendido por profissional médico. Imagem ilustrativa para texto AAFR.

Em busca de soluções de qualidade para seu consultório? Conheça o Conclínica

Entender melhor sobre AAFR pode transformar a forma de atuação da sua clínica, assim como proporcionar uma nova posição de destaque no mercado. 

Isso porque você deixa de focar unicamente no atendimento aos pacientes e passa a levar outros fatores essenciais em consideração.

Então, para extrair o máximo de vantagens desse conceito, é importante que você conte com soluções tecnológicas que tornem os processos mais eficientes.

Por isso, o Conclínica é um software de gestão especializado na área médica capaz de garantir a melhor experiência aos seus pacientes.

Então, para que você possa atrair, atender, fidelizar e rentabilizar, disponibilizamos diversas funcionalidades que trarão mais conforto aos clientes, agilizarão os atendimentos e ainda simplificarão a gestão financeira.

E para mais dicas de como otimizar as áreas da sua clínica, continue no Blog da Conclínica!

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