Assim como em qualquer empresa, uma clínica médica também precisa estar atenta às tendências do mercado e se adaptar a elas. Nesse sentido, vamos falar sobre a Análise SWOT, uma prática do Marketing Médico que pode contribuir para a gestão da sua clínica e melhorar seus atendimentos.

 A Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), é um sistema simplificado de análise, criado, na década de 60, pelo consultor norte-americano Albert Humphrey, líder da pesquisa na Universidade de Stanford. O objetivo é analisar o ambiente a partir de um levantamento interno dos pontos fortes e fracos da empresa, determinando as oportunidades e ameaças externas presentes no cenário do mercado.

Mas como posso aplicá-la na minha clínica?

Para usar esse sistema de verificação, basta elaborar um quadro com os 4 aspectos internos e externos pesquisados por ele:

  • Aspectos Internos: pontos fortes ou fracos que diferenciem seu consultório dos demais;
  • Aspectos Externos: oportunidades ou ameaças que rodeiam seu consultório, como as características do mercado no momento, por exemplo.

 Devido a sua fácil aplicação, essa prática pode ser utilizada em qualquer tipo de análise de ambiente, sendo na criação de um site, na administração de um consultório ou na gerência de um hospital.

Se dúvidas surgirem na hora de preencher o quadro, algumas perguntas podem ser feitas para conseguir pontuar os aspectos e selecionar as melhores respostas. Listamos algumas delas abaixo:

  • Para os pontos Fortes (Strengths): o que sua clínica faz muito bem? Quais são os seus diferenciais? O que seus pacientes apreciam?
  • Para os pontos Fracos (Weaknesses): em que sua clínica precisa melhorar? A recepção está ágil? As instalações estão no agrado paciente?
  • Para as Oportunidades (Opportunities): como agregar valor aos seus serviços? Quais são as oportunidades presentes no mercado hoje? Devo trazer mais serviços?
  • Para as Ameaças (Threats): O que pode estar te prejudicando ? Quais os diferenciais da concorrência?

As respostas devem ser sinceras, evitando considerações otimistas ou pessimistas demais. Aliás, algumas perguntas podem ser respondidas por aqueles que utilizam o serviço da clínica, os pacientes. Uma visão de fora contribui para uma conclusão imparcial.

Dentre todas as vantagens do uso desse tipo de pesquisa, estão inclusas a facilidade de utilização, a possibilidade de um gerenciamento flexível e a definição de estratégias. Além de:

  • Reduzir os erros de gestão e garantir melhorias no controle financeiro;
  • Ajudar a entender as necessidades dos seus pacientes, pois avaliará o que sua clínica sua clínica está deixando a desejar;
  • Analisar a concorrência e comparar os serviços prestados;
  • Sugerir ações a serem tomadas futuramente;
  • Criar objetivos claros.

Portanto, a realização da Análise SWOT permite apontar o que precisa ser melhorado na clínica, como também entender os problemas colocados em evidência. Ela pode ser acompanhada de um Plano de Marketing, com estratégias para alcançar os seus objetivos e um sistema de gestão, para atrair cada vez mais pacientes oferendo um atendimento ágil e humanizado.

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