Você conhece o modelo de cobrança recorrente?

Hoje em dia é muito comum que empresas trabalharem através desse modelo de cobrança. Um grande exemplo é a emissão de boletos referentes a serviços ofertados de forma recorrente.

Para saber como aplicar o modelo de cobrança ao seu negócio, continue lendo esse post e tire todas as suas dúvidas.

Contar com um bom gerenciador de pagamentos é essencial para que tudo ocorra bem no processo de cobrança inteligente. Conheça o Conclínica e veja como ele pode te ajudar.

O que são cobranças recorrentes?

Cobrança recorrente é uma solicitação de pagamento efetuada de maneira periódica em troca de algum serviço executado. Estamos falando, por exemplo, de terapias, algo muito comum nos serviços de psicologia e fonoaudiologia.

Assim, através do pagamento mensal, o paciente estará elegível ao atendimento do mês referência deste recebimento.

A cobrança recorrente pode ser aplicada nos seguintes casos:

  1. Algo que se repete periodicamente, dentro de um prazo regular e determinado. Geralmente essa cobrança recorrente é feita dentro de um mês, mas pode ter um prazo menor ou maior de acordo com a estratégia do seu negócio ou serviço executado.
  2. Quando a emissão do boleto ou link de pagamento é sempre para a mesma pessoa ou empresa.
  3. Quando há uma relação comercial recorrente entre as partes, ou seja, alguém paga para receber um determinado serviço.

Como funciona a cobrança recorrente

Imagine que você precisa realizar a cobrança de um determinado serviço para o mesmo paciente mensalmente. Nesse sentido, a cada mês será enviado um boleto ou link de pagamento para que o paciente realize o pagamento.

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Serviços que costumam necessitar de um acompanhamento de longo prazo –  geralmente terapias de psicologia, sessões de fisioterapia –  são os que mais se beneficiam das cobranças recorrentes.

Enviar cobranças recorrentes e automáticas dentro de um período pré-determinado pode lhe economizar muitas horas de trabalho. Principalmente com o auxílio de uma plataforma de gestão de pagamentos.

Vantagens da cobrança recorrente

O principal objetivo da cobrança recorrente é garantir o pagamento dos pacientes do serviço a ser realizado no mês. Além disso, também pode ser uma boa iniciativa para manter um relacionamento ativo com seu paciente e lembrá-lo do compromisso com o profissional de saúde, diminuindo assim a falta dos pacientes.

  • Vantagens para o paciente

  • Poder contar com a comodidade do recebimento e lembrete do pagamento do serviço de maneira digital;
  • Garantir a execução do serviço de maneira mensal, sem precisar se preocupar com agendamentos de consulta e afins;
  • Facilidade do pagamento do serviço contratado, seja através de boleto ou PIX.
  • Vantagens para a clínica

  • Contar com um valor fixo a ser recebido mensalmente na sua conta;
  • Poder oferecer planos variados, de acordo com o perfil de cada paciente;
  • Poder oferecer várias formas de pagamento;
  • Gestão facilitada através de relatórios.

Gerenciando o pagamento dos pacientes

Para evitar ficar perdido nesse controle, é fundamental ter um processo de gerenciamento desses pagamentos.

Com um sistema de gestão, é possível controlar se todos os pacientes que estão agendados estão adimplentes e conferir se determinados boletos estão pagos ou em atraso.

Nesse processo você deve ter sempre disponível o nome do paciente, o serviço contratado, suas datas e o valor do pagamento que deverá ser realizado. Por fim, crie lembretes para que você tenha controle quando algo sair do esperado.

Agora que você já sabe como funcionam as cobranças recorrentes, descobriu suas principais vantagens e como montar um processo simples de gerenciamento do pagamento dos pacientes. Não se esqueça de manter um bom relacionamento com seus pacientes e focar na qualidade do que está sendo entregue. Esse fator é essencial para o sucesso do seu negócio.

 

 

 

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