Para realização dos pagamentos para cada profissional divididos de acordo com os atendimentos pagos por convênios (processo conhecido por repasse médico), é essencial que o gestor da clínica médica esteja atento aos documentos e registros para fazer o “rateio” sem erros!
Para ajudar você nesse momento, separamos algumas dicas de como fazer esse repasse com segurança e como nós podemos te ajudar!
A importância de um repasse médico cuidadoso
Quando uma clínica médica não tem processos de repasse médico bem definidos, o risco de perdas de informações preciosas é considerável. Pense como organizar os itens de uma casa antes de começar uma faxina: depois de limpar tudo, você vai se agradecer por ter colocado os itens em caixas organizadas e saberá onde tudo está para reorganizar.
Então, se você não tiver tudo separado e organizado, no fim do mês (ou da faxina, se formos continuar a analogia) você enfrentará desafios, desperdiçar tempo e até mesmo problemas nos cálculos.
É justamente aí que entra um software de gestão médica! Se os cálculos do repasse são feitos manualmente, os resultados estarão sujeitos a erros humanos. Principalmente se a clínica tiver uma grande quantidade de atendimentos por mês e mais de um médico na equipe.
Pense no seguinte: se sua clínica tem quatro médicos e eles realizam dez atendimentos por dia, imagine a quantidade de horas que serão necessárias para inserir cada atendimento no fim do mês, manualmente, em uma planilha, por exemplo.
Por isso, não tem como fugir, a melhor maneira de otimizar esse processo é utilizar uma ferramenta de gestão como o Conclínica.
Por que contar com o Conclínica para fazer um repasse médico
O Conclínica é um sistema de gestão para clínicas médicas com recursos desenvolvidos para acompanhar, facilitar e melhorar o dia a dia de um consultório. Seja em questões internas e financeiras, como o repasse médico, ou no que se refere ao atendimento a pacientes.
Isso acontece por meio da funcionalidade de Controle Financeiro, que permite você ter mais controle não só sobre o repasse médico, como também da tesouraria e glosas. Com a gestão financeira fluída, você evita a solicitação de empréstimos em instituições bancárias e será capaz de assegurar um capital de reserva para emergências.
Como fazer um repasse médico e como o Conclínica te ajuda no processo
Para fazer um repasse médico seguro, você precisa de organização prévia e também durante o processo. Mas sabemos que o dia a dia de um consultório pode ser muito corrido, então não deixe de considerar um software, combinado?
A seguir, veja como se preparar com a ajuda do Conclínica!
Organize seu setor financeiro
Quando se trata do repasse médico, ter o financeiro da clínica organizado é ainda mais importante, por isso, procure manter toda a documentação organizada semanalmente.
Com o Controle Financeiro Online do Conclínica você terá uma visão ampla das suas finanças da sua clínica e manterá um fluxo de caixa saudável. Assim, você poderá:
- visualizar quais contas foram pagas e quais ainda devem ser;
- datas de vencimento;
- pagamentos recebidos e os que irão acontecer;
- ter todas as contas em dia;
- planejar o crescimento financeiro
Tenha as informações centralizadas
A Era do impresso acabou, principalmente quando falamos em organização de documentos. Ao implementar o Conclínica no seu consultório, você terá todos os dados financeiros em um único lugar, para você acessar facilmente de onde você estiver.
Separe os atendimentos e valores respectivos por especialidade
Com o Conclínica, você terá todos os valores de consultas e procedimentos separados por especialidades e profissionais, e é isso que também vai facilitar o repasse para médicos e outros colaboradores do consultório.
Ou seja, o recurso de Controle de Financeiro para clínicas vai permitir que você visualize melhor qual procedimento foi feito, quem foi o profissional que realizou e qual plano de saúde o paciente utilizou.
Conheça mais sobre o Conclínica!
Você já viu que, sem a ajuda da automação, poderá levar muito tempo e ainda errar no repasse médico.
O software Conclínica cuida não apenas dessa parte financeira, como também gestão de estoque, agendamento online de consultas, agenda médica e até mesmo relatórios gerenciais por meio de gráficos para você saber como anda a saúde da sua clínica.
Se interessou? Então faça um teste grátis do Conclínica e tenha tudo o que você precisa para gerir sua clínica de forma completa!

Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.
Conheça o melhor sistemapara clínicas!
Artigos recomendados
Cuidados paliativos: como aplicar nos seus pacientes de forma correta
Os cuidados paliativos são uma abordagem essencial no tratamento de pacientes com doenças graves e…
Código de ética médica atualizado: principais pontos que sua clínica considerar
O Código de Ética Médica é um conjunto de princípios e diretrizes que regem a conduta dos profissionais da…
Relatório de enfermagem: o que é e como padronizar para sua clínica
O relatório de enfermagem é um documento que registra as informações sobre o estado de saúde e os cuidados…