Realizar uma boa gestão de estoque é importante em qualquer segmento, especialmente na área da saúde. Assim, é imprescindível manter o controle dos descartáveis para clínicas médicas.

Dessa forma, você assegura que todos esses produtos estarão sempre em boas condições de uso e com a disponibilidade necessária. Além disso, você garante a segurança dos pacientes sem a reutilização desse tipo de material.

Então, continue a leitura deste conteúdo para descobrir como organizar os descartáveis em sua clínica. Além disso, saiba como um Sistema de Gestão para Clínicas e Consultórios pode ajudar na realização dessa tarefa.

Acompanhe!

Elabore um inventário dos produtos

Para fazer um inventário completo dos seus materiais descartáveis para clínicas, realize uma contagem detalhada e registre essas quantidades de maneira ordenada. Para isso, identifique cada produto juntamente com o número de unidades.

Embora pareça um processo trabalhoso, conforme o tempo passa, ele se torna mais automático. Então, após os primeiros registros, basta manter o controle da entrada e saída dos itens.

Além do mais, o inventário de produtos completo possibilita um cálculo mais preciso de gastos. Assim, tem-se uma noção melhor dos valores investidos no estoque e uma quantidade maior de dados para planejamentos de compra futuros. 

descartáveis para clínicas

Banner Conclinica teste app

Atente-se à armazenagem correta dos descartáveis para clínicas

Para tornar possível uma boa gestão de estoque, é essencial garantir um espaço físico adequado para a armazenagem correta dos descartáveis para clínicas. Afinal, essa é a única forma de garantir a segurança e a qualidade desses itens.

Então, para planejar o local de armazenamento desses produtos, leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Espaço suficiente para acomodar tudo de forma adequada;
  • Uma disposição dos materiais que facilite o acesso e evite empilhamentos; 
  • Luminosidade adequada para evitar danos;
  • Temperatura controlada;
  • Limpeza regular para manter a higiene e prevenir contaminações.

Fazendo isso, você diminui os riscos de perder materiais antes da hora por mau uso e má conservação.

Mantenha tudo organizado

A organização dos descartáveis para clínicas é fundamental para uma gestão de estoque eficiente. Sem ela, perde-se informações relevantes, prejudica-se o controle das quantidades, aumenta-se a chance de erros e, consequentemente, os gastos desnecessários.

Portanto, elabore uma rotina para colocar os produtos em ordem. Para isso, considere a chegada e a saída dos itens e ordene-os considerando a categoria, preço, marca e outras características

Ainda, essa organização é fluida e pode mudar com o tempo. O importante é dar o primeiro passo e começar. Então, você vai adequando o seu estoque às suas necessidades e percepção das vendas. 

Por isso, é muito importante colher o feedback com os colaboradores que lidam com essa área no dia a dia. Essas são as melhores fontes para descobrir o que está funcionando e o que atrapalha os processos.

Saiba como organizar os produtos descartáveis de medicina

Analise a demanda

A gestão eficiente do estoque de descartáveis para clínicas conecta-se diretamente ao giro dos produtos. Portanto, você deve manter uma análise constante da demanda, observando os produtos que são mais utilizados e os que ficam mais tempo parados.

Dessa forma, é possível antecipar situações e se preparar com antecedência. Assim, você economiza recursos investindo na compra dos materiais certos. 

Ainda, é importante ter em mente que quanto maior é o estoque de uma clínica, mais alto é o capital imobilizado. Por isso é tão importante avaliar bem a aquisição de produtos com pouca utilização, pois o dinheiro que fica parado poderia ser utilizado de outras formas no dia a dia da clínica.

É melhor fazer a reposição dos descartáveis para clínicas de forma contínua ou periódica?

Existem duas formas principais de manter o controle dos descartáveis para clínicas: a reposição contínua e a periódica.

Assim, na reposição contínua você adquire produtos com mais frequência, de acordo com o volume de saída de cada um. Dessa forma, você é capaz de evitar perdas, itens encalhados e economiza os custos de armazenagem.

Contudo, como as compras são recorrentes em quantidades pequenas, você pode perder poder de negociação e ter menos acesso a condições especiais.

Por outro lado, na reposição periódica, você faz os pedidos em uma data pré-determinada. Então, com um volume maior de itens, você tem acesso a mais descontos e promoções. 

O ponto negativo desse modelo de aquisição é contar com o risco maior de faltarem produtos no estoque, principalmente em casos de aumento inesperado de demanda, e maiores custos com armazenagem.

Saiba tudo sobre descartáveis para clínicas

Utilize um software de gestão em sua clínica médica

O controle de estoque de descartáveis para clínicas pode ser um processo maçante, demorado e confuso. Isso acontece, principalmente, quando as informações são registradas de forma manual, em papel ou em planilhas excessivamente grandes.

Portanto, é muito vantajoso contar com os avanços tecnológicos, como software na área da gestão médica, para automatizar esse tipo de processo e diminuir as chances de erro. 

Além disso, com a implementação de softwares especializados, adquire-se mais agilidade, precisão no registro de informações e dados, maior segurança no armazenamento e aumento da produtividade.

Consequentemente, você conquista uma posição de destaque no mercado, pois passa a atuar de forma mais otimizada. Dessa forma, não percebe-se apenas os benefícios internos, mas os clientes também serão atendidos com mais rapidez e qualidade, aumentando os níveis de satisfação.

Faça o gerenciamento da sua clínica ou consultório com a Conclínica

Então, você viu que o gerenciamento dos descartáveis para clínicas depende de um espaço adequado para a organização correta dos materiais e de um inventário bem registrado. Além disso, é importante estar atento à rotatividade dos produtos para o planejamento correto da reposição e dos gastos futuros.

Ainda, viu que um software feito especialmente para a área da saúde torna esses processos muito mais seguros e eficientes. Por isso, o Conclína oferece as melhores ferramentas digitais de gestão médica para que sua clínica seja otimizada em todas as áreas.

Assim, você conta com uma funcionalidade de controle de estoque para consultórios e clínicas que facilita essa organização. Com ela, você registra a entrada e a saída de todos os materiais, faz o cadastro completo de cada item e realiza a contagem dos produtos de forma automatizada.

Portanto, confira os planos disponíveis e comece a trabalhar com uma gestão médica mais produtiva!

Compartilhe em suas redes sociais