Se você tem uma clínica, seja qual for o porte, é essencial ter muita atenção à gestão financeira. Um dos erros mais comuns no mercado é a mistura das contas do empreendimento com as pessoais do médico, que pode resultar no fechamento do negócio.
Normalmente, o empreendedor utiliza capital próprio ou até de um empréstimo pessoal do banco para dar início ao sonho da própria clínica. Com isso, muitos não enxergam problema em utilizar o dinheiro do caixa para pagar uma conta de supermercado, por exemplo, ou até custear um fornecedor de equipamentos médicos com finanças pessoais.
A linha é tênue e, caso essas duas contas não sejam separadas desde o início, a sobrevivência do seu negócio pode estar em risco.
Ficou interessado? Continue lendo este artigo e saiba como separar as suas finanças de pessoa física e jurídica.
Conheça as finanças da sua clínica e da sua vida pessoal
Muitos médicos empreendedores não fazem ideia do quanto a clínica está faturando, quais são os gastos recorrentes e quanto gastam na vida pessoal. Isso acontece, principalmente, porque eles focam no desenvolvimento profissional de sua especialidade, mas dificilmente estudam ou veem a necessidade de contratar um profissional de finanças para organizar essa parte.
Escolha uma ferramenta, que vai de uma planilha até o uso de um software ou aplicativo, ou contrate um profissional para colocar todos os seus gastos na ponta do lápis. É imprescindível que em 3 meses você consiga responder a média de faturamento mensal da clínica e sua pessoal, e o quanto costuma gastar em ambas as áreas.
Tenha uma conta como pessoa física e outra como jurídica
Para não confundir mais esses dois capitais, tenha uma conta pessoal e outra para a sua clínica, o mesmo vale para o uso de cartões e talões de cheque. Suas despesas pessoais não devem ser pagas pela sua conta pessoal e a receita da clínica deve ficar na conta jurídica.
O pró-labore, salário dos sócios da clínica, deve ser encarado como uma conta mensal da clínica e é com ele que você fará suas transações financeiras pessoais. Lembrando que esse valor não pode corresponder a todo o lucro da empresa, se não você não terá capital de giro.
Organize o fluxo de caixa da sua clínica
Para ter um planejamento financeiro e evitar linhas de crédito é preciso ter controle do que está entrando e saindo da sua clínica. Organizando o fluxo de caixa você conseguirá fazer projeções diárias, semanais, mensais e até anuais.
O Conclínica é um sofwtare de gestão que oferece o recurso Controle Financeiro, experimente gratuitamente.
Faça uma reserva financeira pessoal e outra para a clínica
A reserva financeira é um recurso que pode e deve ser aplicado tanto na sua vida pessoal como na sua clínica. Tê-la significa estar preparado para imprevistos e ainda ter capital para investimentos.
Para a clínica: esteja pronto para demissões inesperadas, modernização dos equipamentos, investimentos em especializações, contratação de novos profissionais, obras.
Para a sua vida pessoal: organize-se para trocar de carro, fazer viagens, pagar contas de casa e da família.
Separar as finanças pessoais da empresa é imprescindível para a saúde financeira da clínica. Analise os resultados do empreendimento e decida qual será a porcentagem dos lucros reservada para as melhorias do empreendimento. Faça o mesmo com o seu pró-labore, defina uma porcentagem mensal para os seus imprevistos e objetivos.
Se você está em busca de soluções práticas para melhorar a gestão financeira do seu negócio na área da saúde, baixe o nosso material exclusivo Checklist de Gestão Financeira e confira todas as tarefas essenciais para uma gestão financeira eficiente.
Conte com a ajuda de um software médico
Para auxiliar o dia a dia das diversas áreas da clínica, que vão do atendimento até o financeiro, escolha um sistema médico com recursos que atendam o seu modelo de gestão e que te ajude a manter as contas pessoal e da clínica separadas. Automatize tarefas, tenha mais agilidade em todos os setores e acompanhe o fluxo financeiro em tempo real com o Conclínica.

Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.
Conheça o melhor sistemapara clínicas!
Artigos recomendados
Cuidados paliativos: como aplicar nos seus pacientes de forma correta
Os cuidados paliativos são uma abordagem essencial no tratamento de pacientes com doenças graves e…
Código de ética médica atualizado: principais pontos que sua clínica considerar
O Código de Ética Médica é um conjunto de princípios e diretrizes que regem a conduta dos profissionais da…
Relatório de enfermagem: o que é e como padronizar para sua clínica
O relatório de enfermagem é um documento que registra as informações sobre o estado de saúde e os cuidados…