A higienização clínica possui papel importante na prevenção de doenças e infecções que transitam em clínicas e consultórios, podendo afetar os pacientes e os próprios funcionários. Esse processo feito após a limpeza superficial é bastante específico e tem como objetivo a desinfecção de agentes químicos e micro-organismos vivos, como bactérias e ácaros. A sanitização ou higienização está inclusa na parte de biossegurança clínica, isto é, um conjunto de ações de controle e redução de riscos que podem comprometer a saúde humana.
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É importante destacar que esse procedimento se inicia no próprio projeto de arquitetura dos estabelecimentos de saúde, de forma antecipada, tendo como pontos cruciais:
- Aval da Vigilância Sanitária;
- Construção de pias nas áreas de atendimento ao paciente;
- Ventilação adequada;
- Local exclusivo para descarte de lixo.
Como fazer a higienização?
Para realizar a higienização de forma correta, determinações rigorosas devem ser seguidas. Abaixo listaremos algumas. Acompanhe:
- A varredura deve ser úmida para que partículas não sejam suspensas no ar;
- A área com menor índice de contaminação deve ser a primeira a ser limpa, seguida das com maior risco;
- A limpeza de superfícies deve ser feita em um único sentido: de cima para baixo;
- O álcool 70 precisa ser utilizado para a limpeza de balcões e equipamentos;
- Os materiais utilizados como baldes, vassouras e panos devem ser desinfectados com hipoclorito de sódio.
É necessário que o estabelecimento explique os procedimentos de higiene para todos os funcionários, tendo maior atenção com os auxiliares de limpeza, que irão lidar diretamente com a questão. Esses precisam receber roupas apropriadas, como aventais, luvas, máscara e equipamentos ideais para a manutenção da sua própria segurança.
Outro cuidado necessário é o registro das datas da higienização e esterilização de materiais. A datação estampada nas embalagens garante a segurança dos pacientes e aumenta a credibilidade da clínica ou do consultório.
O Ministério da Saúde precisa aprovar os produtos usados na limpeza, como desinfetantes e antissépticos, assim como os medicamentos. Além do mais, a Legislação Municipal deve ser seguida quanto à coleta do lixo, atentando para a separação dos resíduos comuns e tóxicos.
De forma geral, o cuidado com a limpeza necessita ser fiscalizado e regulado, sendo a contratação de empresas especializadas uma boa opção nesses casos, já que os funcionários já terão recebido um treinamentos prévio. As rotinas administrativas podem ser otimizadas e ajudar na higiene com a diminuição de papeis, acumuladores de poeira, utilizando um sistema de gestão online. Experimente gratuitamente o Conclínica por 15 dias e comprove clicando aqui.

Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.
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