A conexão entre aparelhos por meio de redes virtuais com acesso à internet e armazenamento das nuvens é um resumo da Internet das Coisas (IoT, do inglês “Internet of Things”). Já a IoT na saúde envolve equipamentos médicos digitalmente integrados, com diversas finalidades.

Desde 2020, a demanda por inovações tecnológicas na área da saúde é mais agressiva. É, portanto, muito importante saber como trazer as novidades para as clínicas e consultórios. Saiba mais!

O que é IoT dentro e fora da medicina?

A Internet das Coisas se refere a servidores ligados à rede mundial de computadores, ou seja, que possam armazenar dados em nuvem. Ela é uma tecnologia já bem comum no dia a dia, como em smartphones e smart-TVs.

Na medicina, com o nome de Internet of Medical Things (Internet das Coisas Médicas), ou IoMT, o escopo vai desde as tecnologias em saúde usadas por pacientes em casa, até equipamentos avançados em centros hospitalares. Conheça, a seguir, como a IoT na saúde pode ser aplicada em clínicas e consultórios.

Como aplicar a IoT na saúde em clínicas e consultórios?

Tanto para hospitais quanto para clínicas e consultórios, a IoT na saúde faz parte de tratamentos e acompanhamentos médicos.

Wearables médicos, por exemplo, podem ser incorporados ao tratamento do paciente, como:

  • marcapassos com sensores conectados online, para monitoramento em tempo real;
  • dispositivos de EEG e ECG portáteis;
  • aplicadores de insulina inteligentes para monitoramento contínuo de glicemia;
  • monitoramento remoto de dados vitais.

Equipamentos como esses são capazes de provocar uma verdadeira revolução nos cuidados dos pacientes e otimizam o trabalho do médico.

No entanto, apenas adquirir as novas ferramentas não é o suficiente para levar o trabalho clínico ao próximo nível. Todas as informações precisam ser de acesso claro, prático e organizado.

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O Conclínica, um software para gestão de clínicas médicas, é capaz de desempenhar esse trabalho. Com o recurso do prontuário eletrônico, todas as informações importantes sobre o histórico médico do paciente ficam seguras armazenadas em nuvem, em um registro de fácil acesso para a equipe.

Assim, nenhum dado se perderá e estarão todos concentrados em um único lugar. Desse modo, é possível oferecer um atendimento humanizado e preciso, já que o histórico médico personalizado permite que cada caso específico receba os cuidados necessários.

Além disso, o Conclínica permite controle pleno de todas as áreas da clínica, com relatórios gerenciais sobre agendamentos, atendimentos, pacientes, faturamento, financeiro e estoque, também tendo vários outros recursos.

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