A conexão entre aparelhos por meio de redes virtuais com acesso à internet e armazenamento das nuvens é um resumo da Internet das Coisas (IoT, do inglês “Internet of Things”). Já a IoT na saúde envolve equipamentos médicos digitalmente integrados, com diversas finalidades.
Desde 2020, a demanda por inovações tecnológicas na área da saúde é mais agressiva. É, portanto, muito importante saber como trazer as novidades para as clínicas e consultórios. Saiba mais!
O que é IoT dentro e fora da medicina?
A Internet das Coisas se refere a servidores ligados à rede mundial de computadores, ou seja, que possam armazenar dados em nuvem. Ela é uma tecnologia já bem comum no dia a dia, como em smartphones e smart-TVs.
Na medicina, com o nome de Internet of Medical Things (Internet das Coisas Médicas), ou IoMT, o escopo vai desde as tecnologias em saúde usadas por pacientes em casa, até equipamentos avançados em centros hospitalares. Conheça, a seguir, como a IoT na saúde pode ser aplicada em clínicas e consultórios.
Como aplicar a IoT na saúde em clínicas e consultórios?
Tanto para hospitais quanto para clínicas e consultórios, a IoT na saúde faz parte de tratamentos e acompanhamentos médicos.
Wearables médicos, por exemplo, podem ser incorporados ao tratamento do paciente, como:
- marcapassos com sensores conectados online, para monitoramento em tempo real;
- dispositivos de EEG e ECG portáteis;
- aplicadores de insulina inteligentes para monitoramento contínuo de glicemia;
- monitoramento remoto de dados vitais.
Equipamentos como esses são capazes de provocar uma verdadeira revolução nos cuidados dos pacientes e otimizam o trabalho do médico.
No entanto, apenas adquirir as novas ferramentas não é o suficiente para levar o trabalho clínico ao próximo nível. Todas as informações precisam ser de acesso claro, prático e organizado.
O Conclínica, um software para gestão de clínicas médicas, é capaz de desempenhar esse trabalho. Com o recurso do prontuário eletrônico, todas as informações importantes sobre o histórico médico do paciente ficam seguras armazenadas em nuvem, em um registro de fácil acesso para a equipe.
Assim, nenhum dado se perderá e estarão todos concentrados em um único lugar. Desse modo, é possível oferecer um atendimento humanizado e preciso, já que o histórico médico personalizado permite que cada caso específico receba os cuidados necessários.
Além disso, o Conclínica permite controle pleno de todas as áreas da clínica, com relatórios gerenciais sobre agendamentos, atendimentos, pacientes, faturamento, financeiro e estoque, também tendo vários outros recursos.
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Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.
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