Cada vez mais comum no contexto de clínicas e hospitais, a medicina personalizada é uma forma de garantir um atendimento de qualidade e eficiência. Assim, a prática busca fazer do atendimento médico, algo muito mais pessoal. 

Com exames, tratamentos e medicamentos direcionados da maneira correta, a medicina personalizada vem ganhando cada vez mais espaço.

Para se ter uma ideia, essa é uma das melhores formas de obter análises assertivas e preditivas sobre as condições do paciente. Mas como ela funciona na prática e quais suas vantagens em comparação ao modelo tradicional?

Neste artigo falamos um pouco mais sobre essa área da medicina, seus tratamentos e vantagens. Continue a leitura e entenda mais!

O que é e como funciona a medicina personalizada?

pessoa realizando consultando e conferindo remédios. Imagem ilustrativa para texto medicina personalizada.

Também conhecida como medicina de precisão, a medicina personalizada nada mais é do que uma abordagem moderna para tratamento dos pacientes. Por meio de suas técnicas, o profissional pode encontrar o melhor tratamento possível para o paciente.

Em resumo, são identificados padrões específicos de cada paciente, referentes à genética. Assim, doenças que possam se manifestar são identificadas antes mesmo do seu surgimento.

Nesse sentido, a medicina personalizada envolve o uso de biomarcadores, cujo principal objetivo é detectar os traços genéticos de cada paciente. Dessa maneira, é possível prever doenças e condições por meio de padrões.

Banner Conclinica teste app

Para isso, é utilizada a detecção de polimorfismos de ácidos nucleicos e é utilizada como metodologia.

Os tratamentos da medicina personalizada

A medicina personalizada permite que técnicas preditivas sejam aplicadas. Dessa maneira, é possível tratar patologias antes mesmo que ela se manifeste. Com isso, laboratórios também podem personalizar todo um esquema de tratamentos.

Testes laboratoriais e de patologia também garantem que os médicos selecionem os procedimentos adequados, minimizando os impactos do tratamento.

4 Vantagens da Medicina Personalizada

Com a possibilidade de identificar possíveis doenças e suas predisposições, a modalidade garante um tratamento eficiente. 

Altamente personalizável, a medicina personalizada permite que seja feito todo um sequenciamento genético do paciente. Na prática, isso significa permitir o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes. 

No entanto, os benefícios da medicina personalizada não acabam por aqui. Confira o que mais é possível a seguir.

médica atendendo paciente idoso, por meio da medicina personalizada.

1. A possibilidade de tratamentos personalizados

Em primeiro lugar, por meio de um resultado clínico do paciente, é comum que médicos considerem algumas possibilidades de tratamento. Dessa forma, muitos protocolos e procedimentos são testados para encontrar o que seja mais eficaz. 

Contudo, isso é algo que não acontece com tanta frequência na medicina personalizada. Assim, por meio de um atendimento personalizado e com as análises genéticas, é possível definir mais cedo os melhores tratamentos.

Ou seja, a medicina personalizada parte diretamente pelo procedimento que traga o melhor resultado. Para alguns pacientes, esse ganho de tempo é fundamental.

2. Qualidade no tratamento para os pacientes dentro da medicina personalizada

A medicina personalizada também permite que os tratamentos sejam oferecidos com muito mais qualidade ao paciente. Ao ganhar tempo e eficiência, essa modalidade garante qualidade de vida.

Ainda, além da melhora mais rápida, há também a garantia da promoção de saúde por mais tempo. Também é possível citar como benefício ao paciente, a previsibilidade maior nos resultados de tratamentos e procedimentos.

3. Melhores métodos para os médicos

Para os médicos e profissionais, a medicina personalizada é a garantia de uma confiabilidade maior em tratamentos. Isso pelo motivo de que a modalidade oferece resultados completos aos pacientes, o que traz mais confiabilidade.

Além disso, a confiança nos tratamentos também faz com que seja mais fácil mostrar aos pacientes seus benefícios e necessidades. Na prática, isso é necessário para fazer com que ele entenda por que é preciso realizar determinados procedimentos.

Dessa forma, é possível desenvolver uma boa relação colaborativa entre paciente e médico.

4. Redução de custos

Por fim, mas não menos importante, esse tipo de tratamento também garante uma redução de custos. Tanto o paciente quanto a clínica ou hospital utilizam menos recursos para os tratamentos.

Com a redução da necessidade de diversos procedimentos, optando pelo de maior eficiência, há uma grande economia. Assim, é possível potencializar as ferramentas e processos aplicados.

Da mesma forma, há uma melhora nas tomadas de decisões, o que também ajuda na economia de tempo. Não basta descobrir as causas da doença, o ideal é ter também a melhor solução e a medicina personalizada proporciona isso.

equipe médica reunida.

Medicina personalizada no Brasil

Apesar de ainda não ser uma tecnologia aplicada em todos os contextos, a medicina personalizada vem avançando no Brasil. Contudo, o tratamento com base na tecnologia e estudos genéticos é algo que ainda não é acessível a todos.

Isto é, apenas clínicas e laboratórios privados estão oferecendo a possibilidade de o paciente optar pela abordagem. Esse avanço ainda deve demorar a chegar para o restante da população.

No entanto, é bem provável que isso aconteça em uma velocidade maior ao longo do tempo. Isso se deve pelo o avanço da tecnologia, já que a tendência é de uma redução nos custos desse tipo de tratamento.

Uma das ferramentas que pode ajudar você a personalizar seus atendimentos com mais eficácia é um software para gestão de clínicas.

Agora que você já sabe o que é medicina personalizada, personalize o atendimento aos seus pacientes

O tratamento por meio de uma personalização maior é parte do futuro da medicina. Por meio dele, além de agilidade, os pacientes terão um grande ganho de qualidade de vida.

Algo que fará parte dessa inovação é a gestão dos processos e a otimização da agenda médica para garantir sempre o melhor atendimento aos pacientes e, para isso, conte com a Conclínica

E se você gosta desse tipo de conteúdo, continue acompanhando o Blog da Conclínica.

Compartilhe em suas redes sociais