A glosa médica é recorrente na prática médica, chegando a representar de 20% a 30% da conta hospitalar, conforme o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar.
Por isso, é importante entender exatamente o que é a glosa e seus diferentes tipos, para não ter a saúde financeira do seu consultório ou clínica médica afetada. Além disso, vamos te ajudar apresentando soluções para evitar que isso ocorra na gestão da sua clínica. Continue a leitura!
O que é glosa médica?
Fundamentalmente, a glosa é a recusa de pagamento dos gastos do paciente por parte do convênio. Ou seja, quando a fatura é enviada à operadora de planos de saúde, a cobrança pode ser recusada e um reajuste solicitado. Isso pode afetar o faturamento médico, atrasando pagamentos.
Os valores podem mudar de maneira positiva ou negativa, a depender do que foi cobrado. Se a fatura não contém todos os procedimentos do paciente, o valor fica maior, assim como ficaria menor caso contivesse mais do que foi realizado.
Esse processo ocorre quando a conta é analisada por um médico ou enfermeiro auditor. Se qualquer item listado na fatura for considerado errado, a glosa é efetuada e, assim, o pagamento não é liberado.
Quais os tipos de glosas médicas?
Em geral, as glosas são classificadas de três maneiras diferentes, a depender do motivo elencado pelo médico ou enfermeiro auditor, a seguir entenda em mais detalhes:
Glosas administrativas
As glosas administrativas representam correções realizadas devido a erros administrativos no processo de faturamento na área da saúde. Essas glosas podem ocorrer por diferentes motivos, como:
- ausência de guias de autorização para os procedimentos realizados;
- guias preenchidas inadequada ou incompletamente;
- valores de tabelas de taxas, materiais e medicamentos fora do estipulado por contrato;
- procedimentos, materiais e medicamentos digitados incorretamente.
Corrigir essas falhas é essencial para garantir a exatidão e conformidade nos registros financeiros, evitando problemas futuros.
Glosas técnicas
Já as glosas técnicas dizem respeito a eventos médicos específicos, como:
- ausência de checagem de medicamentos e procedimentos;
- procedimentos de enfermagem que não foram descritos no prontuário do paciente;
- anotações realizadas a lápis;
- falta de prescrição médica para os procedimentos de enfermagem.
Identificar e corrigir essas discrepâncias é crucial para assegurar a integridade e qualidade do atendimento ao paciente, além de garantir a conformidade com normas e regulamentações na área da saúde.
Glosas lineares
Glosas lineares são problemas frequentes no processo de faturamento médico, surgindo quando a operadora do plano saúde alega que um material ou procedimento específico não está entre os serviços cobertos pelo plano de saúde. Essa situação muitas vezes decorre de informações incompletas fornecidas pela clínica.
Em termos mais diretos, as glosas lineares ocorrem quando a clínica não se ajusta integralmente às exigências da operadora, resultando na falta de motivos que justifiquem o uso de medicamentos, equipamentos ou procedimentos. Esse desalinhamento de informações pode prejudicar o processo de faturamento, impactando negativamente o fluxo financeiro da clínica e destacando a importância de uma melhor gestão da clínica.
Como evitar glosas médicas?
Diante do desafio das glosas médicas, apresentamos estratégias eficazes para evitar essas situações e otimizar a gestão da sua clínica. Confira a seguir três soluções que podem ajudar:
Faturamento TISS
Um dos principais pontos de erro nas glosas médicas é o preenchimento inadequado do faturamento da guia TISS. Para reduzir falhas, a automação do padrão TISS é essencial.
Implementar um sistema que tenha integração de dados entre clínica e operadora de saúde pode diminuir erros na hora do faturamento, além disso, o Conclínica sempre disponibiliza o modelo mais atualizado conforme a ANS.
Implementar prontuário eletrônico
O prontuário é vital para consultas, documentando o histórico e as informações do paciente. No entanto, anotar manualmente ou utilizar documentos manuscritos e softwares não especializados pode resultar em erros administrativos prejudiciais ao faturamento e gestão do negócio.
A solução é o prontuário eletrônico do Conclínica, a partir dele você terá acesso um software com Ficha de anamnese digital com lista de perguntas adaptadas para cada contexto clínico. Além disso, também existe a funcionalidade de prescrição digital, para que o paciente tenha acesso a uma receita completamente legível e com todos os dados necessários para aquisição dos medicamentos.
Relatórios gerenciais
Ter acesso a relatórios gerenciais é crucial para uma gestão eficiente. O Conclínica oferece uma ampla variedade de relatórios, desde agendamentos até dados dos pacientes e atendimentos realizados.
Esses relatórios proporcionam visibilidade sobre os pacientes atendidos na clínica, evitando preenchimento incorreto de guias e outros documentos burocráticos.
O Conclínica é um software de gestão de clínicas médicas, com funções de organização financeira e administrativa. Para evitar prejuízos e atrasos no pagamento, ter todas as informações necessárias é essencial para que a conta seja enviada corretamente ao convênio. Leia nosso ebook: Manual anti glosas e saiba mais sobre outras soluções oferecidas por Conclínica.

Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.
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