O whatsapp, famoso aplicativo de celular de mensagens instantâneas, já deixou de ser apenas para o uso pessoal. Hoje em dia várias empresas, pequenas, médias e grandes, fazem uso dele em suas estratégias de divulgação e marketing. Uns criando grupos de divulgação, outros como ferramenta para se aproximar e facilitar a comunicação com o cliente.
O fato é que hoje o whatsapp é usado em várias esferas da nossa vida pessoal e até mesmo profissional. Até mesmo no campo médico. Muitos pacientes, já acostumados com o rápido contato e agilidade na conversa que o aplicativo oferece, entram em contato com seus médicos usando o aparelho.
As dúvidas são as mais variadas, desde a marcação de uma consulta até um rápido diagnóstico para evitar ter que pagar pela mesma. Mas até onde e em quais ocasiões o uso do whatsapp, e outros aplicativos de mensagem instantânea, é permitido para o profissional de saúde?
Continue lendo para saber mais.
Afinal é permitido o uso do whatsapp?
Sim, é permitido. Mas com muitas ressalvas, pois isso abre inúmeros precedentes éticos e legais. O tópico principal da discussão diz respeito à confidencialidade dos dados de médicos e pacientes. Então é preciso tomar cuidado em seu uso.
O atendimento pelo whatsapp nunca irá substituir o atendimento presencial. Por isso é importante que o profissional de saúde deixe claro para o paciente se ele faz uso ou não do aplicativo para atender pacientes e sob quais circunstâncias o paciente deve entrar em contato.
É importante estabelecer limites para que não haja possíveis mal entendidos.
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O que diz o CFM?
A polêmica do uso do whatsapp como ferramenta de atendimento foi tamanha que chegou ao Conselho Federal de Medicina (CFM), que logo tomou uma posição sobre o tema.
O Conselho emitiu um parecer sobre o uso de aplicativos de mensagens instantâneas em abril de 2017, permitindo o seu uso. Para o Conselho:
“É permitido o uso do Whatsapp e plataformas similares para comunicação entre médicos e seus pacientes, bem como entre médicos e médicos, em caráter privativo, para enviar dados ou tirar dúvidas, bem como em grupos fechados de especialistas ou do corpo clínico de uma instituição ou cátedra, com a ressalva de que todas as informações passadas tem absoluto caráter confidencial e não podem extrapolar os limites do próprio grupo, nem tampouco podem circular em grupos recreativos, mesmo que composto apenas por médicos.”
Dentre outras regras estipuladas pelo Conselho, estão:
- São proibidas consultas, diagnósticos ou prescrições. A consulta presencial é insubstituível;
- É permitido orientar o paciente, mas apenas aqueles que já tenham sido atendidos pelo profissional e com intuito de tirar dúvidas em relação a um medicamento prescrito;
- Como não há uma regulação formal, fica proibido cobrança por consultas realizadas em aplicativos de mensagem;
- Fica proibido o envio de imagens e vídeos por esses meios, e isso deve ser informado ao paciente no primeiro momento;
- Em caso de ausência de resposta a mensagens enviadas pelos aplicativos de mensagens instantâneas, o profissional não se responsabiliza por evoluções e agravamentos do quadro do paciente, tenha ou não autorizado o uso do serviço, bem como tenha ou não lido a mensagem, pois o mesmo não se destina a realização de atendimentos médicos completos, e sim meras demandas acessórias, devendo o paciente em caso de urgência e emergência dirigir-se a instituições hospitalares e afins.
Dicas para um melhor uso do whatsapp em sua clínica
Ainda assim o whatsapp pode ser uma importante ferramenta para trabalhar o relacionamento médico-paciente em sua clínica. Fazendo bom uso do aplicativo, ele pode ajudar na marcação e confirmação de consultas e evitar mal entendidos.
Vamos listar algumas dicas para que você faça bom uso do whatsapp em sua clínica da melhor maneira:
Tenha um segundo smartphone para uso único da clínica
Importante ter uma linha separada da sua comum. Senão serão mensagens e mais mensagens a todo o momento. Com um segundo telefone você estabelece aos pacientes até que horas você atende no aplicativo sem correr o risco de ter várias mensagens no seu número pessoal durante horas a fio.
Use o Whatsapp Business
Com a versão para empresas do aplicativo, você tem várias vantagens além da segurança no envio das mensagens.
Você pode, por exemplo, preencher as informações com dados como endereço para caso o paciente precise e pode deixar uma mensagem de envio automático programada, como uma saudação, para que o paciente saiba que você está indisponível no momento.
Agilize o atendimento com o Whatsapp Web
O Whatsapp também tem uma versão para desktop do seu aplicativo. Você pode utilizá-lo no computador, tornando a conversa muito mais ágil e imediata. Basta acessar o site web do serviço e seguir as rápidas instruções para habilitar a ferramenta.
Mas infelizmente só é possível usar um número por computador, e também não é possível abrir o mesmo número em máquinas diferentes.
Por segurança, mantenha as conversas
Caso gere algum mal entendido por parte do paciente, é sempre bom manter a conversa salva para que você rapidamente possa esclarecer a confusão ou a dúvida que ele possa vir a ter.
Pergunte ao paciente se ele gostaria de receber mensagens no whatsapp
É melhor que, logo na primeira consulta, você e o paciente estabeleçam as regras para o uso do whatsapp. Assim a relação entre ambos não irá gerar atritos devido à receber mensagens ou não.
E é bom reforçar, mas mensagens apenas que estejam relacionadas ao atendimento médico. Nada de fotos de “bom dia” e afins, estas estão fora de questão.
Use um sistema de gestão
Para ajudar ainda mais e agilizar o atendimento, um sistema de gestão hospitalar é muito bem vindo. Procure por um que dê a liberdade de alterar a mensagem padrão do whatsapp de forma simples e prática.
Conclusão
Embora ele nunca irá substituir o atendimento presencial, o uso do Whatsapp e de outros aplicativos de mensagem instantânea pode ser uma ferramenta muito útil para ajudar na relação médico e paciente. Claro que, como toda a ferramenta, deve ser usada com responsabilidade.
Esse post ajudou você a entender mais sobre o uso do Whatsapp? Diga se restou alguma outra dúvida em que possamos ajudar.

Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.
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