O recurso de glosa é parte importante de qualquer processo de faturamento médico. Quando chega uma glosa, ou seja, a recusa de pagamento da fatura da clínica ou do consultório por parte de um convênio, é necessário recorrer a esse recurso.

Para esse processo, o recurso de controle financeiro do Conclínica é o aliado ideal. Entenda mais sobre no artigo.

O que é o recurso de glosa?

O recurso de glosa é feito para corrigir divergências nos valores a serem pagos pelo convênio após a realização de qualquer serviço médico a um paciente, chamadas de glosa, como por exemplo um serviço não acordado previamente ou um medicamento não reconhecido. As irregularidades são indicadas para a instituição de saúde, que deve analisar o que foi levantado e apresentar justificativas para a efetivação da cobrança.

Desse modo, pode ser resumido como o ajuste no faturamento. No entanto, é bom ressaltar a importância de uma boa gestão do faturamento médico para evitar glosas, já que todo esse processo atrasa os pagamentos.

O Conclínica tem ferramentas que ajudam no monitoramento das contas e na atualização das informações de pacientes. Com isso, diminui possíveis erros de faturamento e evita glosas. Por outro lado, caso o erro já tenha acontecido, também oferece soluções ágeis e fáceis para fazer o recurso.

Como fazer o recurso de glosa com ajuda do Conclínica?

Administrar seu consultório médico com um software para clínicas torna o processo do recurso de glosa muito mais simples.

O controle financeiro do Conclínica permite a consulta dos valores no período desejado e, assim, conferir a irregularidade informada pelo convênio. Como é obrigação das operadoras de plano de saúde especificarem, em documento, quais guias foram ou não pagas, basta identificar a partir delas os valores que foram contestados.

Com essas informações em mãos, basta entrar em contato com a operadora e solicitar o recurso. Nesse momento, enviar ao convênio os relatórios gerenciais de todas as operações faturadas facilita a identificação da glosa, ferramenta também disponível no Conclínica.

Banner Conclinica teste app

Como evitar glosas?

Evitar glosas é o ideal para a boa saúde financeira da clínica ou do consultório. Por isso, o Conclínica tem funcionalidades que uniformizam as informações a serem repassadas ao convênio:

  • prontuário eletrônico, que impede a ilegibilidade de documentos, falhas nas prescrições de medicamentos e divergências nos preenchimentos, além de integrar as informações para diversos médicos diferentes;
  • faturamento da guia TISS, que torna a transferência de dados entre o consultório e as operadoras de planos de saúde mais fácil e rápida, além de serem impressas já preenchidas para evitar erros.

Assim, o faturamento da sua clínica ou consultório sofre menos com o atraso de pagamentos.

Otimize sua clínica e tenha processos mais assertivos com o Conclínica! Converse com um de nossos atendentes pelo chat para resolver suas dúvidas e realize já um teste grátis.

Compartilhe em suas redes sociais