A rotina do representante farmacêutico se resume em realizar visitas a clínicas médicas, farmácias e centros de distribuição apresentando e promovendo os medicamentos determinados pela sua companhia. Esse profissional esclarece as dúvidas quanto aos medicamentos, explicando sua indicação, posologia e benefícios para os pacientes. Para obter êxito em seu trabalho, ele precisa estabelecer uma relação com os médicos e, consequentemente, ganhar a credibilidade deles. No entanto, esse relacionamento pode criar inconvenientes no consultório médico, a julgar pelas visitas sem horário marcado, atrasando a agenda médica e deixando os pacientes incomodados.
Receber o representante e dar a devida atenção a ele é de extrema importância para ambas as partes, pois assim o médico pode manter-se atualizado sobre os lançamentos das empresas e suas especificações, porém é preciso respeitar a ordem dos pacientes que aguardam por seus atendimentos, sem interrupções.
Com o crescimento da indústria farmacêutica, aumentou também o número de remédios e, consequentemente, a quantidade de representantes nos consultórios divulgando os medicamentos. Nesse sentido, cabe aos médicos reconhecerem as boas intenções do profissional e a qualidade das medicações mostradas, já que elas serão recomendadas aos pacientes. Em relação à ética nesses casos, tal recomendação é considerada permitida, dentro da lei, não sendo considerada submissão do médico ao laboratório correspondente ao seu representante farmacêutico.
Há desconfianças acerca desse vínculo, como a prescrição incoerente de remédios em troca de patrocínios, pagamentos de honorários para os elogios feitos, amostras grátis, atuação em congressos, indicações etc. Todas elas são pertinentes e devem ser levadas em conta, mas é preciso avaliar os resultados após o uso para haver uma apuração.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, após um acordo entre CFM e a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), foram estabelecidos parâmetros para disciplinar a relação entre médicos e indústrias, incluindo a transparência dessa relação, o apoio dessas empresas à organização de congressos, às ofertas de brindes, entre outros aspectos. Além disso, o Código de Ética Médica Brasileiro abordou a importância da ética para a eliminação dos conflitos.
Esse contato entre os médicos e os representantes deve ser transparente, respeitoso e sincero para que não haja desconfianças e problemas maiores para ambos.
Conheça o Conclínica, um sistema de gestão de clínica online, fácil de usar e completo como deve ser. Clique aqui e experimente gratuitamente por 15 dias.

Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.
Conheça o melhor sistemapara clínicas!
Artigos recomendados
Cuidados paliativos: como aplicar nos seus pacientes de forma correta
Os cuidados paliativos são uma abordagem essencial no tratamento de pacientes com doenças graves e…
Código de ética médica atualizado: principais pontos que sua clínica considerar
O Código de Ética Médica é um conjunto de princípios e diretrizes que regem a conduta dos profissionais da…
Relatório de enfermagem: o que é e como padronizar para sua clínica
O relatório de enfermagem é um documento que registra as informações sobre o estado de saúde e os cuidados…