Atualmente, muitas clínicas e consultórios utilizam um sistema de saúde digital para oferecer melhores atendimentos aos pacientes. Você sabe do que se trata?

A saúde digital é um conceito que vem sendo desenvolvido a partir de 2012 e, desde então, tem avançado pelo mundo.

Portanto, é importante entender o que é isso, bem como as vantagens que ela oferece e alguns aplicativos que melhoram o dia a dia do trabalho na área da saúde.

Para saber tudo isso, leia este artigo até o final. Boa leitura!

O que é saúde digital? 

O conceito de saúde digital consiste na utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a produção e disponibilização de dados da saúde.

Dessa forma, tanto os profissionais da saúde, quanto os gestores públicos e os pacientes podem ter acesso mais facilitado a informações relacionadas à saúde.

Com isso, o sistema de saúde digital é mais abrangente que o e-saúde, por ser mais avançado, contando com tecnologia mais avançada, Inteligência Artificial (IA), aplicativos de redes sociais, entre outros avanços.

No ano de 2012, a Organização Mundial da Saúde (OMS), junto com a União Internacional das Telecomunicações (OMS/UIT), determinou que a saúde digital é necessária para que os recursos das TIC ajudem a resolver problemas do sistema de saúde.

Banner Conclinica teste app

Assim, a saúde digital precisa de planejamento para que se possa conseguir soluções tecnológicas que venham a contribuir para a conquista desse objetivo.

Vale comentar, ainda, que o Ministério da Saúde brasileiro define a saúde digital como “o uso de tecnologia para disponibilizar dados de confiança sobre o estado de saúde para quem precisar a qualquer momento”.

A seguir, veja quais são os benefícios de um sistema de saúde digital.

4 Benefícios da saúde digital

De acordo com a definição de saúde digital, é possível perceber que esse sistema oferece algumas vantagens.

Por exemplo, podemos destacar o acesso mais facilitado à informação, a redução de gastos de hospitais e consultórios médicos, aumento do bem-estar dos pacientes, entre muitos outros.

Portanto, vamos apresentar mais alguns benefícios em detalhes, para que você possa notar o quanto a saúde digital é importante. 

1. Processos automatizados

Mulher usando tecnologia para atuar com recursos médicos. Ilustrativa para texto Sistema de saúde digital.

A automatização de processos é uma grande vantagem de instituições de saúde que utilizam softwares de gestão de clínicas.

Isso porque, com um sistema de saúde digital é possível evitar o risco de perder dados importantes, como agendamento de consultas, prontuários, resultados de exames etc.

Ao usar um sistema automatizado, o software realiza as tarefas automaticamente, dispensando a equipe de tarefas muito complexas.

Consequentemente, atendentes e demais profissionais podem focar sua atenção em outras tarefas, prestando um atendimento de maior qualidade.

2. Diagnósticos mais precisos

Os sistemas tecnológicos de saúde são capazes de guardar um grande volume de informações. 

Com isso, os médicos podem acompanhar melhor cada paciente, tendo acesso facilitado aos dados de cada caso, de forma mais precisa e segura.

Isso faz com que os diagnósticos se tornem mais assertivos, visto que o histórico dos pacientes estará disponível de forma clara em um só lugar.

3. Eficiência na operação 

A saúde digital colabora para que as instituições médicas tenham recursos para operar de modo eficiente em todas as áreas.

Por exemplo, com o uso da tecnologia, evita-se a repetição de processos sem necessidade, economizando tempo e dinheiro.

4. Pacientes mais cientes e envolvidos 

Outro benefício da tecnologia associada à saúde é a possibilidade de os próprios pacientes gerenciarem sua própria saúde.

Isso porque, eles podem acompanhar informações básicas, como nível de oxigenação ou circulação sanguínea, por meio de seus smartwatches.

Desse modo, as pessoas ficam mais conscientes sobre sua própria saúde, entendendo quais práticas são adequadas para a prevenção e tratamento de doenças.

Portanto, essa é uma maneira de incentivar a autonomia dos pacientes e proporcionar o autoconhecimento, para tratar e evitar problemas de saúde.

Sistema de saúde digital: aplicações da tecnologia 

Quando se trata de sistema de saúde digital, existem várias aplicações tecnológicas que contribuem para a informatização dos procedimentos.

Assim, usá-las individualmente ou em conjunto faz com que as instituições de saúde modernizem os atendimentos e a gestão. A seguir, conheça alguns desses programas.

Telemedicina

Atendimento via computador. Imagem ilustrativa para texto Sistema de saúde digital.

Essa é uma forma de atendimento que usa a tecnologia para oportunizar o contato entre médico e paciente, como os aplicativos de chamada de vídeo, por exemplo.

Assim, mesmo que não se trate de um aplicativo específico, a telemedicina é um formato que precisa da tecnologia para acontecer.

Afinal, para um bom atendimento on-line, é necessário que o software clínico facilite a disponibilização de links para videochamadas, bem como um prontuário eletrônico, entre outras funcionalidades.

Além disso, os médicos podem analisar exames, fazer diagnósticos e se comunicar com outros especialistas por meio da telemedicina.

Inteligência Artificial 

A IA auxilia os profissionais da saúde a tomar medidas baseadas em informações mais concretas e confiáveis. Assim, é possível propor tratamentos mais adequados.

Também é interessante destacar que a tecnologia nos sistemas de saúde ajudam a processar um maior número de informações.

Desse modo, fica mais fácil analisar informações dadas por pacientes, construindo uma visão preditiva de suas condições.

Chatbots

Os chatbots estão ganhando uma abrangência cada vez maior, pois são uma solução que permite que a comunicação intermediária entre os pacientes e os profissionais da saúde ocorra de modo mais rápido.

Afinal, o cliente tem um atendimento imediato e direcionado por meio de robôs, sanando dúvidas e demandas. E claro, quando necessário, esse cliente é encaminhado para o atendimento com um profissional. 

Aplicativos

Os aplicativos oferecem uma gama de soluções tecnológicas para melhorar os atendimentos de saúde.

Vale reforçar que eles servem tanto para uso pessoal, quanto para a realização do trabalho dos médicos.

Um exemplo bastante conhecido que podemos mencionar é o ConecteSUS, desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde.

Conheça o software do Conclínica 

Neste artigo, você conferiu os benefícios de contar com um sistema de saúde digital, tanto para as instituições, quanto para os profissionais e pacientes.

Por isso, é interessante que a saúde digital passe de um conceito para se tornar uma realidade disponível a todos.

Assim, se você quiser melhorar os atendimentos em seu consultório, recomendamos utilizar um software de gestão de clínicas, como o da Conclínica.

Com nosso sistema, você conta com funcionalidades como agenda médica, laudos e exames digitais, entre muitos outros.

Por isso, entre em contato e tire suas dúvidas. Para mais conteúdos como este, continue no Blog da Conclínica.

Compartilhe em suas redes sociais