O mercado de saúde vem passando por constantes transformações e avanços tecnológicos. Uma dessas mudanças é o uso de um software médico, ferramenta que visa otimizar e automatizar processos em clínicas e consultórios médicos.

Mas afinal, o que é um software médico? Como funciona e quais são suas principais vantagens? Se você é um profissional da saúde ou está pensando em abrir uma clínica, essas perguntas certamente já passaram pela sua cabeça.

Neste texto, vamos explorar as aplicações dos softwares médicos e descobrir como essa ferramenta pode beneficiar o seu negócio. Então, continue conosco e boa leitura!

O que é e como funciona um software médico?

Um software médico é uma solução digital criada para atender às necessidades específicas de clínicas e consultórios. O objetivo é aumentar a eficiência e agilizar os processos por meio de suas funções especializadas.

É possível encontrar desde sistemas que possibilitam apenas o agendamento de consultas até aqueles que gerenciam a clínica de forma completa.

Sendo assim, utilizar um software médico facilita a compreensão profunda do funcionamento da clínica, além de manter sua organização em dia.

Além disso, a gestão financeira completa da clínica, incluindo fluxo de caixa, repasses e procedimentos que geram receita, pode ser realizada com o software.

Quais são as vantagens de se utilizar um software médico?

1. Melhorias na produtividade

Ter um software completo para consultórios pode proporcionar mais produtividade, organização e automação de processos no cotidiano.

Banner Conclinica teste app

Com a escolha adequada para suas necessidades, é possível automatizar processos de maneira simples e eficiente, contando com um sistema descomplicado e eficiente.

2. Segurança de informações

O software médico possui um banco de dados que armazena todas as informações relevantes dos pacientes. Como é o caso de histórico de doenças, resultados de exames e tratamentos prescritos.

Esses dados são armazenados com total segurança para garantir a confidencialidade que os pacientes necessitam e que a clínica tem a obrigação de oferecer.

3. Gestão integrada

Ao centralizar as informações de pacientes em um banco de dados único e de fácil acesso, o software médico permite que todos os profissionais de saúde tenham acesso às informações atualizadas e precisas do paciente.

Isso pode melhorar a qualidade do atendimento, reduzindo o risco de erros médicos e garantindo que todos os profissionais acessem dados importantes.

Dessa forma, é possível compartilhar informações relevantes de forma segura e rápida, agilizando o processo de diagnóstico e tratamento dos pacientes.

4. Diminui o índice de falta dos pacientes

Paciente sendo atendida por médico. Imagem ilustrativa para texto software médico.

Outra vantagem interessante do software médico é o envio de lembretes de consulta aos pacientes. Essa ferramenta é bastante valiosa, visto que muitos deles podem acabar faltando ao compromisso simplesmente por esquecerem o dia e horário marcados.

Dessa forma, você diminui a perda de tempo e recursos financeiros com pacientes que não compareceram à consulta.

5. Tempo otimizado

Com a rotina agitada dos médicos, otimizar o tempo é essencial para garantir um atendimento de qualidade. Os softwares médicos são excelentes aliados nesse processo, eliminando tarefas repetitivas e agilizando processos.

Por exemplo: é possível salvar modelos de prescrição eletrônica e consultar informações dos pacientes de forma rápida e fácil.

Essas funcionalidades permitem aumentar a produtividade durante a consulta, garantindo um atendimento eficiente e humanizado, o que é fundamental para fidelizar os pacientes.

6. Mais espaço e menos custos com armazenamento

Já pensou em não precisar se preocupar com o armazenamento e a organização de pilhas e mais pilhas de fichas e prontuários dos seus pacientes?

Com o uso de um software médico, é possível centralizar todas essas informações em um único sistema. Inclusive, que pode ser acessado facilmente por meio de uma busca por nomes ou outras informações relevantes.

Além disso, você pode dizer adeus aos gastos excessivos com papel, espaço físico e ainda contribuir com o meio ambiente, tudo enquanto ganha em produtividade e agilidade no atendimento.

E com o armazenamento em nuvem, você pode acessar essas informações de onde estiver, por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet. Com isso, você pode se concentrar totalmente no atendimento ao paciente, sem perder tempo com processos burocráticos.

7. Facilita o acompanhamento dos clientes

Se você é um profissional que acompanha seus pacientes por longos períodos de tempo, ou trabalha com especializações como pediatria, ginecologia e outras, terá muitas vantagens ao utilizar um software médico.

Isso porque, com uma ferramenta como essa, é possível montar uma linha do tempo no prontuário, contendo todas as informações e tratamentos realizados pelo paciente, sem que haja a necessidade de lidar com pilhas de papéis e documentos.

Então, essa funcionalidade pode ser o seu maior aliado na avaliação do paciente e no monitoramento de sua evolução ao longo do tempo.

8. Diminuição de erros

A rotina em clínicas e consultórios médicos pode ser intensa e, muitas vezes, estressante. Então, para tornar esse ambiente mais organizado e eficiente, muitos profissionais da saúde têm optado pela utilização de softwares médicos.

Essas ferramentas ajudam na otimização do trabalho, eliminando processos manuais que são suscetíveis a erros, como a digitação incorreta de informações e a falta de atenção.

Ao invés disso, o software médico oferece uma rotina pré-programada que segue as normas de compliance interno e as obrigações legislativas. O que garante a realização de tarefas de forma correta e em conformidade com as leis e regulamentos do setor.

Dessa forma, o profissional da saúde pode se dedicar com mais tranquilidade às tarefas essenciais do seu trabalho, sem se preocupar com burocracias ou possíveis falhas.

Conheça as principais funcionalidades do software médico da Conclínica

Médico conferindo tablet com informações de um software médico.

Dependendo das funcionalidades que o software oferece, é possível ter desde as funcionalidades mais básicas, como prontuário eletrônico e agenda, até relatórios gerenciais para melhor visualização da situação da empresa.

Por isso, a Conclínica é uma solução que conta com funcionalidades mais eficientes e necessárias para a sua clínica ou laboratório. Conheça cada uma delas a seguir!

Agenda médica

Com a função de Multi Agenda Conclínica, é possível gerenciar a agenda de consultórios, especialidades, tratamentos seriados e outras unidades de sua clínica, tudo em um só lugar. 

Assim, você pode cadastrar seus pacientes com facilidade, mantendo todas as informações necessárias em um único lugar.

Além disso, o sistema oferece flexibilidade para organizar seus atendimentos, seja por horários marcados ou por ordem de chegada, garantindo uma gestão eficiente da sua rotina.

E o melhor de tudo, você pode acessar essas informações a qualquer hora e de qualquer lugar, utilizando dispositivos com conexão à internet.

Prontuário eletrônico

Um software com prontuário eletrônico oferece uma maneira segura e organizada de acessar os arquivos dos pacientes, que são armazenados em um servidor seguro na nuvem.

O acesso é restrito a pessoas autorizadas, que recebem um login e senha fornecidos pelo médico ou gestor da clínica.

Com a funcionalidade de prontuário eletrônico do Conclínica, é possível personalizar o histórico médico de cada paciente de acordo com as necessidades da especialidade médica ou da clínica.

Para isso, basta adicionar campos e ferramentas que tornam o atendimento mais ágil e eficiente, permitindo que o foco total seja o atendimento.

Laudos e exames online

A funcionalidade de laudo médico eletrônico é essencial para a gestão eficiente de uma clínica ou consultório.

Então, com o Conclínica, você tem acesso a um sistema de gestão de laudos e exames prático e organizado, que pode ser adaptado às suas necessidades e às dos pacientes. 

Com a possibilidade de categorizar os resultados em “pendente”, “digitado” e “liberado”, o sistema de Laudos e Exames do Conclínica oferece um acesso rápido ao status de cada exame. Isso facilita o acompanhamento do quadro clínico dos pacientes.

Outra vantagem é que essa disponibilidade online permite ao paciente acessar e baixar o resultado diretamente do site, o que proporciona comodidade e evita deslocamentos desnecessários.

Faturamento TISS

Com o Conclínica, a autorização de procedimentos médicos com convênios se torna muito mais fácil e ágil.

Assim, ao invés de perder tempo em linhas telefônicas ou em filas de atendimento, você pode solicitar a autorização através da internet, gerando as guias TISS já preenchidas e evitando possíveis erros.

Então, depois do encaminhamento para o plano de saúde, o relatório de consulta e exames será registrado digitalmente pelo TISS e lançado no sistema para faturamento.

Além disso, o agrupamento das guias TISS ocorre por lotes de acordo com o convênio e suas especificações, e podem conter até 100 delas por vez, tornando o processo ainda mais prático e seguro.

Controle Financeiro Online

Com o sistema de controle financeiro online disponível no Conclínica, você aprimora a gestão das finanças de sua clínica, proporcionando um maior controle sobre todas as contas a pagar e a receber.

Assim, é possível visualizar as datas de vencimento das contas, as contas pagas e quais ainda precisam de pagamento. Também há como acessar os valores das consultas e procedimentos realizados, configurados por especialidade e profissional.

Com esse controle, você previne erros no saldo do caixa da clínica, aumenta a eficiência dos repasses para os médicos e colaboradores da área de saúde e contribui para a saúde financeira da empresa.

Além disso, o sistema oferece opções de gerenciamento de tesouraria, glosas e repasses médicos, facilitando a gestão financeira.

Controle de estoque

Médico reunindo informações e trabalhando com tablet.

Com o sistema de controle de estoque do Conclínica, você pode facilmente cadastrar todos os itens disponíveis em sua clínica, estabelecendo uma unidade padrão e o ponto de ressuprimento para cada um deles.

É possível também especificar as unidades de medida e os locais de armazenamento desses itens em seu estoque.

Além disso, você tem a opção de realizar contagens periódicas de seus itens, bem como movimentações como entrada, saída e transferência entre os locais de armazenamento cadastrados.

Já com a funcionalidade de classificação dos tipos de saída, você pode identificar se um paciente consumiu ou perdeu um medicamento ou material.

Cobrança inteligente

Com o sistema de cobrança inteligente, é possível cadastrar diversos associados e dependentes e direcionar a cobrança para o titular do cadastro.

Através da plataforma online de gestão para clínicas e consultórios, é possível agendar a data em que cada paciente receberá o boleto de cobrança via e-mail, de maneira automatizada.

Além disso, a funcionalidade se integra totalmente aos sistemas bancários. Isso permite a atualização automática do status do pagamento para “Contas a Receber” a partir do envio do boleto.

Por fim, com a efetuação do pagamento, concilia-se automaticamente a quitação.

Relatório Gerencial

O Conclínica disponibiliza um painel de indicadores de desempenho em tempo real para sua clínica, que apresenta gráficos e relatórios gerenciais para facilitar o entendimento do panorama geral da clínica e seus pacientes.

Sendo assim, com esta ferramenta, você tem acesso completo aos dados de agendamentos, atendimentos, pacientes, faturamento, financeiro e estoque, o que permite um melhor controle e gestão dessas informações.

Em busca de software de qualidade? A Conclínica é sua escolha ideal

O software médico tem se tornando cada dia mais popular no mercado de saúde devido às suas inúmeras vantagens. Esses sistemas de gestão permitem que as clínicas, consultórios médicos e laboratórios automatizem suas tarefas administrativas.

Nesse sentido, o Conclínica se destaca como melhor software médico do mercado, pois oferece funcionalidades essenciais e fáceis de usar.

Assim, você pode gerenciar todos os processos da sua empresa de forma integrada e automatizada, desde a marcação de consultas até o gerenciamento de estoque e faturamento.

Então, faça um teste grátis e veja como é simples operar com muito mais eficiência e, ao mesmo tempo, garantir a satisfação e fidelização de seus clientes!

E para mais dicas como estas, continue no Blog da Conclínica!

Compartilhe em suas redes sociais