Como evitar as queixas no consultório médico?
Quando um paciente sai de uma consulta médica pode ter a impressão de que o profissional não o atendeu da melhor forma e pensar “ele não me examinou direito” ou “ele não me perguntou nada”. Essa situação pode ocorrer por vários motivos, dentre eles a falta de profissionalismo médico ou uma deficiência na comunicação entre as partes. Por esse contexto (essa situação) o que acham? acontecer mais do que deveria, colocamos neste artigo algumas dicas de como evitar queixas no consultório e realizar uma consulta corretamente.
Quando um especialista faz uma consulta é importante que ele coloque em prática o que lhe foi ensinado ao longo de sua formação. Uma das principais coisas que se aprende sobre a entrevista clínica é a importância de se ouvir o paciente. Para que ele dê um diagnóstico é preciso escutar atentamente o que o paciente tem a dizer, junto com perguntas gerais, como os sintomas, período de início e o local do corpo afetado. Ainda é de extremo valor realizar perguntas mais específicas, como as relativas ao histórico familiar ou viagens recentes que podem ter desencadeado tais incômodos.
Essa etapa deve durar o tempo necessário para que se entenda o que está havendo com o paciente. Acelerá-la ou reduzir sua relevância é um erro!
Durante a consulta há um protocolo a ser seguido. Este se chama tríade médica e entende-se como: ver, sentir e escutar. Esse procedimento simples garante uma boa avalição do estado do paciente.
- VER: olhar o paciente por completo, avaliá-lo sem deixar passar nada e procurar possíveis causas. Cada especialista irá observar sua área de domínio.
- SENTIR: tocar o paciente de forma a identificar os sintomas.
Atenção: é nessa etapa que se costuma ter muitas queixas dos pacientes avaliados. Eles fazem reclamações relativas à falta de toque do médico, “ele nem encostou em mim”. Vale observar que em alguns casos, essa etapa torna-se desnecessária, já que o médico pode lhe conferir o diagnóstico com certeza utilizando apenas as duas outras.
- ESCUTAR: não apenas escutar o que o paciente tem a dizer, mas também o próprio corpo. Com a ajuda de algum aparelho deve-se ouvir os sons que o corpo produz para detectar um possível problema.
Além dos estágios do atendimento, há uma série de cuidados que devem ser tomados para evitar reclamações:
- Manter um preço justo ajuda na manutenção dos pacientes e na satisfação dos mesmos;
- Ter profissionais qualificados, respeitosos e dispostos a ajudar e entender as demandas é primordial para uma boa avaliação do estabelecimento;
- Investir em comunicação interna e externa para sanar dúvidas de pacientes e dos próprios funcionários contribui para a diminuição de falhas na gestão. A comunicação é a grande chave para o sucesso. É por meio dela que as partes serão ouvidas e esclarecidas;
- Ser uma clínica ou um profissional flexível quanto aos horários, formas de pagamentos e planos credenciados pode influir em uma melhora no relacionamento com os clientes.
Por fim, saber a forma correta de atendimento clínico e manter um diálogo eficiente faz toda a diferença na hora do serviço.
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Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.
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