O futuro da indústria de tecnologia tem colocado a medicina como uma das principais áreas de atuação; descubra o que será tendência nos próximos 12 meses.

A tecnologia na saúde tem se mostrado um dos principais caminhos adotados pela indústria. Na última década, inúmeras transformações mudaram radicalmente a maneira como nos prevenimos ou nos relacionamos com os pacientes.

Nessa estreia, surgiram dezenas de novas empresas de saúde com foco em tecnologia. As chamadas health techs buscam soluções para os mais diversos tipos de problemas, tendo sempre as ferramentas de software como aliadas.

Mas, afinal, como essas novas tecnologias vão impactar a vida dos profissionais de saúde nos próximos anos? É o que varemos a seguir. Acompanhe! 

Leia também: Software de prontuário eletrônico: saiba como otimizar a gestão de sua clínica ou consultório

O que esperar da tecnologia em 2024?

Tecnologia na medicina: médica com estetoscópio no pescoço jacelo branco, com sorriso no rosto ela possui um tablet em suas mãosSe fôssemos definir o 2023 da tecnologia em uma única expressão, provavelmente ela seria “inteligência artificial”. Nada esteve mais em destaque do que esse termo ao longo dos últimos meses, como reflexo do sucesso de serviços no estilo Chat GPT.

Em 2024, a situação não deve ser tão diferente. O mais provável é que vejamos a consolidação dessa tecnologia, com mais concorrentes no mercado e novas possibilidades sendo abertas para os consumidores. E na saúde, como será? Abaixo, listamos algumas das principais tendências para ficar de olho.

Principais tendências de tecnologia em saúde para 2024

Tecnologia na area da saúde: profissional da área da saúde com o dedo levantado , ela está usando luva branca, o cenário é de placas de tomográfias sendo exibidas digitalmenteEntre as muitas novidades que devem surgir em 2024 no mundo da tecnologia, algumas das tendências mais promissoras na área de medicina já podem ser apontadas. A inteligência artificial, a telemedicina e a interconectividade de dados são os principais destaques.

1 – Inteligência artificial no diagnóstico

O uso de softwares de inteligência artificial em diagnósticos tem se mostrado promissor. Graças à alta capacidade de absorção de informações, os recursos de IA permitem analisar grandes volume de dados em questão de segundos, algo que levaria muito tempo se fosse feito manualmente.

Isso proporciona aos profissionais de saúde maior eficácia na tomada de decisão, uma vez que um maior número de variáveis e possibilidades pode ser considerado. A IA não substituirá os profissionais da área, mas os ajudará a se tornarem ainda mais assertivos em seus diagnósticos.

2 – Telemedicina e saúde digital

Consultas à distância se tornaram uma necessidade durante a pandemia. Porém, passado o perigo maior, a telemedicina caiu no gosto dos pacientes e profissionais de saúde. A cada ano, aumenta o número de oportunidades nesse sentido e o modelo proporciona maior conforto para ambas as partes.

Outra grande vantagem é a possibilidade de fazer chegar o conhecimento de especialistas em regiões mais afastadas. Em parceria com médicos locais, é possível que os pacientes tenham acesso a profissionais de primeira linha sem precisarem sair de suas cidades.

Confira: Como trabalhar com telemedicina: conheça tudo sobre a solução

Testar Soluções para Gestão de Clínicas e Consultórios por 7 dias Grátis

3 – Dispositivos médicos inovadores

Fabricantes de tecnologia têm dedicado muita atenção às possibilidades que o setor de saúde oferece. O resultado disso são produtos com sensores integrados, capazes de coletar dados mais precisos e de forma menos invasiva.

Um grande exemplo disso são os smartwatches. Os relógios inteligentes já são capazes de medir frequência cardíaca, níveis de estresse, níveis de oxigenação do sangue, entre outras possibilidades.

Em termos de aparelhos médicos, máquinas mais portáteis, baratas e com resultados mais precisos também contribuem para tornar a medicina mais acessível.

4 – Interconectividade na área de saúde

A troca de informações de forma ágil é um diferencial cada vez mais importante para os profissionais de saúde. O uso de softwares de gestão médica permite reunir em um só lugar o prontuário online de pacientes, incluindo exames e relatórios médicos.

Esses dados, quando disponíveis online, agilizam o diagnóstico para especialistas, que passam a contar com um histórico médico de longa data dos pacientes. Softwares como o Conclínica proporcionam mais eficiência à gestão médica, simplificando tarefas burocráticas e permitindo que os profissionais dediquem mais atenção ao atendimento.

5 – Bioinformática e personalização

A chamada bioinformática ainda parece algo distante para o nosso dia a dia, mas os avanços percebidos no segmento nos últimos anos dão a entender que em 2024 o tema estará em alta. Trata-se da possibilidade de prescrever tratamentos específicos para cada indivíduo, baseado em suas características genéticas.

Avaliações como essas ainda são caras, mas o custo vem caindo ano após ano. A eficácia observada em tratamentos como esse é maior, o que pode representar uma verdadeira revolução na medicina. Em 2024, veremos cada vez mais iniciativas como essas.

Leia mais: Software para clínicas: dicas e orientações para escolher a melhor opção

Conclusão

A adoção de soluções de tecnologia na medicina é um caminho sem volta. Cada vez mais, veremos softwares de gestão e equipamentos com sensores modernos capazes de coletar mais dados dos pacientes.

Esse grande volume de informações precisa de inteligências artificiais para ser analisado e resumido. Tudo isso, proporciona aos profissionais de saúde e aos pacientes uma maior assertividade na hora de tomar decisões.

A premissa é sempre a de proporcionar maior qualidade de vida para todos os envolvidos, reduzindo custos e tornando as soluções cada vez mais acessíveis para todos.

Se a sua clínica ou consultório ainda não mergulhou na modernidade, é hora de reavaliar os planos: investir em tecnologia é o maior diferencial para o seu negócio em 2024.

Compartilhe em suas redes sociais