Você sabe o que é e como funciona a telerradiologia? Para se ter uma ideia, trata-se de um serviço que auxilia na emissão de laudos médicos à distância e vem ganhando mais espaços entre radiologistas especialistas.

Isto é, com a possibilidade de realizar exames de imagem, mesmo à distância, a prática garante diversas vantagens ao paciente. Para o radiologista e clínicas, há um ganho e otimização de tempo.

Mas como a telerradiologia funciona na prática? E quais as vantagens que ele oferece? Confira mais neste artigo e entenda todos os benefícios!

O que é telerradiologia?

A telerradiologia é a especialidade da telemedicina que, basicamente, tem como objetivo elaborar laudos de exames de imagem remotamente. Assim, ela permite que médicos radiologistas possam atuar mesmo de forma remota. 

Dessa forma, a análise de laudos e exames é otimizada sem a necessidade de que o médico esteja no laboratório. Isto é, além de realizar os exames à distância, a interpretação dos laudos é feita sem que o médico saia da clínica.

Com ela, os hospitais também podem ter acesso aos exames de forma totalmente integrada. Dessa forma, caso seja necessário, é possível fornecer dados para todos os médicos.

Para a oferta de um melhor atendimento ao paciente, a integração entre especialistas é muito benéfica. Isto é, há uma contribuição muito maior ao tratamento. 

Mas como funciona, na prática, a telerradiologia? O que é feito para que todo esse atendimento à distância seja ofertado ao paciente? É sobre isso que iremos falar a seguir!

Banner Conclinica teste app

Entenda como funciona a telerradiologia

Em suma, o funcionamento da telerradiologia à distância é bem simples. Nela, o paciente é submetido a um exame radiológico comum. A única diferença é que ele será enviado até uma central de radiologia, onde há conexão com a internet.

Dessa maneira, o radiologista realiza o exame e todo o laudo, com a mesma validade e confiança de um exame convencional. Isso, por sua vez, garante mais agilidade para que mais exames sejam feitos em um mesmo dia.

No entanto, o exame também proporciona mais praticidade ao paciente, com um atendimento rápido e eficiente.

médico conferindo exames por meio da telerradiologia.

Quais as vantagens da telerradiologia

Agora que você já sabe como funciona, deu para perceber que a telerradiologia garante diversos benefícios e melhoras para tratamentos e laudos. Assim, confira as vantagens da telerradiologia e o que mais ela pode oferecer.

A telerradiologia proporciona a redução de custos

Em primeiro lugar, uma das maiores vantagens da telerradiologia é a redução de custos. Isso porque, ao dispensar a necessidade desse profissional na clínica, contribui para menos 1 gasto, podendo ser aplicado em outras áreas e melhorias

Além disso, para o paciente, há uma necessidade menor de sempre frequentar a clínica para saber resultados. Ainda, os custos extras na cobertura de escalas de equipes para o trabalho, ou variação no volume de exames também é menor.

Agilidade na entrega de laudos

Um ganho que a telerradiologia oferece aos pacientes é a agilidade na entrada de laudos e exames. Isto se deve ao fato de que ela permite que médicos possam fazer um número maior de exames em um mesmo dia.

Dessa maneira, com o aumento no número de pacientes atendidos, as filas de espera para realizar e entregar laudos é menor.

Assim, após a realização dos exames, os profissionais encaminham as imagens dos laudos ao paciente, via internet. Para isso, também é utilizada uma integração maior entre médicos e clínicas, e entre eles e os pacientes.

Laudos de qualidade

Com a integração entre os profissionais que atuam na clínica, para avaliação dos exames, também é possível entregar mais qualidade em laudos. E vale destacar que, na telerradiologia, a preocupação com a qualidade é um aspecto importante. 

Nesse sentido, o serviço visa trazer uma equipe técnica especializada, além de equipamentos que entreguem o melhor ao paciente.

A redução de custos que a radiologia à distância oferece é uma forma de fazer com que seja possível investir em melhores técnicas e equipamentos.

Além disso, o recurso de alta definição nos laudos do paciente auxiliam o médico a definir um tratamento mais adequado. Assim, há uma garantia de que o tratamento terá uma eficácia maior.

A telerradiologia também proporciona um melhor atendimento aos pacientes

Tudo isso é também uma forma de garantir um melhor atendimento aos pacientes. Não apenas em relação ao laudo, exame e tratamentos, mas também na forma humanizada no atendimento.

A telerradiologia ajuda a aproximar clínica e pacientes, fortalecendo uma relação de confiança entre ambos. Dessa maneira, a redução de prazos na entrega e a otimização no tempo de realização dos exames são aspectos essenciais.

médico e paciente em atendimento virtual.

Processos estruturados

Na prática, a telerradiologia ajuda a evitar atrasos nas entregas, perda de exames ou a aplicação de tratamentos inadequados.

Há também um menor desperdício de recursos que prejudicam os resultados da clínica, exames ou entregas ao paciente. Com isso, os processos são centralizados, o que garante uma estruturação melhor.

Por que as clínicas estão adotando a Telerradiologia?

Com todos esses benefícios, não é de se estranhar que cada vez mais clínicas adotem a telerradiologia como um padrão. Há benefícios e ganhos para todas as partes da gestão para clínicas, especialmente aos pacientes.

Com menos tempo para realização de exames, a telerradiologia proporciona saúde e qualidade de vida, com toda eficiência necessária.

No entanto, sem um sistema de gestão e gerenciamento de processo da clínica, nada disso é possível, e para isso, existe a ConClínica.

Isso porque o nosso sistema de gestão  foi elaborado para tornar a rotina de gestão da clínica prática e intuitiva, auxiliando na organização e otimização dos processos e da agenda médica. Então, baixe o nosso aplicativo e conheça mais os nossos serviços. 

Aproveite e consulte outros conteúdos, dicas e recomendações no Blog da ConClínica. Lá você encontra muito mais para garantir sempre o melhor aos pacientes.

Compartilhe em suas redes sociais