Quando se deseja montar um consultório particular é certo que se faça uma pesquisa de mercado minuciosa para conhecer seu público-alvo e descobrir seus principais interesses na área da saúde. É a partir da conclusão dessa pesquisa que o espaço, localização, serviço e preço cobrado na consulta particular são obtidos e avaliados.
No entanto, mesmo com todo planejamento, a frequência do seu consultório pode cair e as coisas saírem do rumo. Por isso, nesse artigo falaremos sobre estratégias de engajamento para atrair mais pacientes e ampliar sua agenda médica. Interessou-se pelo assunto? Continue lendo!
Como atrair pacientes?
No momento que um consultório particular percebe a diminuição no número de pacientes é imprescindível procurar estratégias para controlar o quadro. Um dos primeiros pontos a se pensar é a diminuição do preço cobrado pela consulta. Contudo, há outras ideias que podem ser adotadas. Veja:
Aumentar a visibilidade do consultório
Investir em estratégias de publicidade pode alavancar seu negócio e torná-lo mais conhecido. A divulgação em plataformas digitais é a chave para um marketing menos custoso e com maior índice de visualizações. Propagar seu negócio deixando-o ser visto é uma forma de obter credibilidade e confiança no mercado.
Profissionais qualificados
Manter uma equipe de colaboradores responsáveis e aptos para os cargos é de extrema importância. Quando o paciente vai ao seu consultório e paga por uma consulta ele quer e deve receber o melhor serviço prestado, sendo incluído não só o atendimento por um médico capacitado, como uma recepção adequada e ágil. A forma como o paciente será atendido é primordial para fazê-lo voltar ou não.
Preço justo e tecnologia
O preço cobrado pelo serviço deve ser justo e condizente com a realidade financeira dos pacientes. Assim como dito antes, há uma pesquisa prévia para conhecer seu consumidor e é baseado nela e nos atributos do consultório que o valor será obtido. De modo geral, quanto mais instrumentos de alta qualidade seu estabelecimento tiver, mais alto poderá ser o valor cobrado. Logo, investir em tecnologia como softwares de gestão e utensílios inovadores que façam a diferença e facilitem o agendamento médico e o atendimento, atraem pacientes.
Comunicação
Manter uma excelente rede de comunicação auxilia na capitação de novos pacientes. Responder todas as dúvidas sobre horário de consultas, serviços e procedimentos realizados contribuem para uma boa avaliação do consultório, já que uma assistência adequada, seja presencial, telefônica ou por meio das plataformas digitais, fornece confiança e transparência.
Flexibilidade
Alguns médicos iniciantes no mercado escolhem se credenciar a planos de saúde e, assim, ter uma flexibilidade maior. Atender convênios tem prós, como o aumento no número de pacientes e com isso criar uma reputação, e contras, como a diminuição do valor da consulta e o aumento da carga de trabalho.
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Tem alguma dúvida sobre estratégias de engajamento? Deixe sua pergunta aqui embaixo!