A avaliação médica é indispensável para pessoas que desejam iniciar exercícios, além daqueles que querem realizar um check-up. O trabalho do médico neste momento é, então, oferecer exames de ponta e resultados precisos, para poder auxiliar seus pacientes da melhor maneira.

Quer garantir que o processo de avaliação da sua clínica é assertivo e que os pacientes ficarão satisfeitos com o resultado? Continue lendo o artigo e entenda como a tecnologia pode ser sua aliada!

O que é avaliação médica?

Uma avaliação médica completa é composta por diversos exames que atestam a saúde de um paciente para a prática de algum exercício. As verificações pedidas podem variar de acordo com o esporte escolhido pela pessoa, mas podem ser:

  • avaliação ortopédica de ossos e articulações;
  • raio-X;
  • aferimento da pressão arterial;
  • ausculta do coração e dos pulmões;
  • eletrocardiogramas;
  • entre outros.

Além disso, também é feita uma avaliação minuciosa do histórico de saúde pessoal e familiar do paciente, especialmente para avaliar casos de doenças cardíacas. Com isso, é possível construir um panorama completo da condição da pessoa e, assim, liberá-la ou não para a prática da atividade física.

Como a tecnologia pode ajudar a avaliação médica?

Os avanços tecnológicos na medicina buscam criar exames mais precisos e assertivos. Dessa forma, é bastante claro o benefício da tecnologia para os médicos.

Além disso, a tecnologia pode auxiliar a avaliação médica de outras formas. Confira:

1. Histórico médico preciso e atualizado

Com a ajuda de um prontuário médico eletrônico é possível ter todos os dados sobre a saúde do paciente, desde o histórico pessoal ao familiar, em um arquivo seguro e que pode ser acessado pelo médico de qualquer aparelho com conexão à internet.

Isso agiliza o atendimento, torna o diagnóstico mais preciso, deixa o médico melhor informado sobre a pessoa e evita futuras lesões para o paciente, já que é possível ter ciência dos fatores de risco.

2. Compartilhamento de informações entre médicos

Por ser necessário fazer exames de diversos tipos, o paciente percorre muitas especialidades diferentes — clínica geral, ortopedia, cardiologia, etc.

Com o auxílio da tecnologia, resultados podem ser compartilhados facilmente entre laboratórios e clínicas através de um sistema para laudos médicos. Assim, também se tem mais controle sobre os resultados e é possível levar mais clareza para o paciente, além de tornar o processo mais ágil.

3. Uma jornada do paciente satisfatória

Além de garantir uma avaliação médica completa e assertiva, os profissionais da saúde também conseguem, através da tecnologia, proporcionar uma jornada do paciente satisfatória.

A jornada do paciente compreende todos os momentos de contato entre pessoas e clínicas de saúde. A tecnologia é uma grande aliada na hora de tornar todos esses processos mais simples, intuitivos e tranquilos para o paciente, criando processos remotos e mais claros.

No final, a adoção de suporte tecnológico não beneficia só as avaliações, mas a clínica como um todo. Pacientes mais satisfeitos costumam ser fidelizados, o que melhora a imagem da instituição e se torna uma chance de crescimento, porque abre portas para mais pacientes e, portanto, mais faturamento.

Se você quer saber ainda mais sobre isso, conheça as vantagens das tecnologias em saúde para clínicas e consultórios!

Compartilhe em suas redes sociais