A pandemia causada pelo novo coronavírus provocou mudanças radicais em vários aspectos do cotidiano. Para nos adaptarmos ao isolamento social, foi provocada uma profunda mudança de rotina na qual a população foi pega desprevenida.
O uso obrigatório de máscaras, evitar ir na rua a menos que seja estritamente necessário, lives para diminuir a falta do convívio social, chamadas de vídeo para matar a saudade de parentes e amigos, por exemplo, viraram a nova regra. Mas não foi só no aspecto pessoal que tudo mudou.
No trabalho, o home office veio como a solução para muitos trabalhadores que podiam executar suas tarefas diárias pelo computador. E os profissionais de saúde, em sua grande maioria, tiveram que se adaptar a uma nova realidade para continuar com seus atendimentos da melhor forma. Diante do cenário de medo e incerteza que surgiu no início, muitos pacientes cancelaram consultas previamente marcadas.
Agora que esse cenário está mudando rumo à volta da “normalidade”, é importante se preparar da melhor forma para esse novo momento.
O novo “normal” para atender pacientes
É importante ter em mente que o retorno às atividades normais está acontecendo vagarosamente. E, acima de tudo, esse “normal” não será o mesmo que era antes da pandemia. Vivíamos em um mundo diferente antes. Agora, temos que aprender a viver em no mundo pós-Covid 19.
As pessoas mudaram, passando a encontrar novas soluções para lidar com seus “processos diários”. Para lidar com essa mudança, e garantir o bem estar e a saúde dos pacientes, clínicas e consultórios também precisam reavaliar seus processos.
Por isso, vamos dar dicas de como preparar o seu estabelecimento de saúde para lidar com o “novo normal” e receber pacientes da melhor forma.
Como preparar minha clínica para o pós-pandemia?
Nesse momento é importante mostrar ao paciente que sua clínica está pronta para voltar a atender. Entregando valor e maximizando a experiência desde o primeiro contato do paciente até o cuidado pós-consulta. As clínicas precisarão oferecer mais do que o atendimento.
Tudo isso com a garantia de recebê-los em um ambiente limpo e seguro. E a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo de retomada.
Foque no compromisso e cuidado
É importante mostrar que, mesmo com esse retorno, os cuidados ainda são necessários. Mostre que sua clínica se esforça ao máximo para garantir um bom ambiente que seja seguro e respeite as regras de saúde implementadas.
Essa é uma ótima estratégia no seu marketing digital para médicos nas redes sociais. Uma boa dica é mostrar que compreende o momento. A comunicação deve trazer conforto e segurança.
Assim, todos entenderão que você se preocupa em estabelecer na sua clínica um ambiente que preza pela segurança e saúde de pacientes e equipe.
Ofereça agendamento online
A Covid-19 deu a oportunidade para rever vários processos, e a tecnologia se tornou fundamental nesse fator. Para evitar que as pessoas tenham que se deslocar até o consultório ou usar do telefone, experimente implementar o agendamento online na sua clínica.
Mesmo que as consultas sejam em um maior intervalo de tempo, ambos ganham na agilidade do atendimento. E o paciente tem a liberdade de marcar sua consulta no melhor horário para ele.
Leia também:
- Como o Agendamento Online pode melhorar o atendimento da sua clínica e facilitar a vida dos pacientes
- Dicas para organizar e manter um consultório de ortopedia
- O que aprender para gerenciar melhor a sua clínica
Novas formas de receber o paciente
Mesmo vivendo um período de retorno à “normalidade”, é importante manter os cuidados de saúde implementados pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Então, para receber os pacientes em sua clínica, esses cuidados já começam quando ele chega:
- Se sua clínica se localiza em um prédio comercial, certifique-se e cobre os responsáveis de que o local está seguindo as regras de segurança e distanciamento social. Como limitar o número de pessoas no elevador, por exemplo;
- Certifique-se de que todos estão usando máscaras faciais. Do paciente ao atendimento, seu e do prédio (se for o caso);
- Tenha termômetros digitais e uma enfermeira (ou recepcionista treinada) para medir a temperatura de todos que chegam para atendimento;
Prepare a sua sala de espera
Da mesma forma que o paciente precisa respeitar as regras e cuidados de saúde, você, como profissional de saúde, precisa dar o exemplo. E isso já começa com a sua recepção e a sala de espera:
- Mantenha ambientes de ar condicionado sempre limpos. Se possível, mantenha ao menos uma janela ou portão abertos;
- Demarque locais para distanciamento entre assentos;
- Substitua as revistas e jornais pelo wi-fi gratuito para evitar objetos de manuseio comum;
- Evite servir bebidas quentes, como café e chá. Prepare copos fechados e descartáveis de água, para que os clientes sirvam a si mesmos;
- Distribua mais lixeiras na sala e remova-os diariamente.
Higienização e desinfecção do paciente e ambientes
- Use de spray com álcool para lavar as mãos dos pacientes assim que chegarem ao consultório;
- Higienize regularmente ambientes e objetos em comum como maçanetas, bancadas da recepção de clínica médica, botões de descarga, torneiras e pias de banheiro;
- Recomenda-se o uso de assentos descartáveis nos vasos sanitários;
Leia também: Como atender pacientes em grupo de risco em tempos de pandemia
Telemedicina como alternativa para atendimento
Regulamentada no Brasil desde 2002 com a Lei nº 1.643, a Telemedicina também pode ser bastante útil nesse momento de distanciamento social.
Além disso, a Telemedicina garante uma maior democratização do atendimento médico, permitindo que ele vá além das paredes do consultório para chegar a lugares com saúde precária.
Veja como a Telemedicina oferece muitas vantagens na medicina e procure um sistema de gestão online que ofereça a funcionalidade.
Passe a enviar receitas por meios eletrônicos
Sendo médico, evitar o contato com o paciente é um tanto complicado. Mas, novamente, a tecnologia surge como uma grande aliada.
Por exemplo, o estabelecimento de saúde pode obter um sistema de gestão online para clínicas e consultórios que tenha a funcionalidade para enviar receitas médicas e exames via sms, whatsapp ou e-mail. Dessa forma, não há contato e a chance do paciente não entender a famosa “letra de médico” é nula, já que o documento estará digitalizado.
Que tal conhecer o Conclínica e fazer um teste grátis?
Mude a forma de executar cobranças
Pagamentos em dinheiro e cheque, além de exigirem uma atenção redobrada devido ao momento que estamos passando, não são nada práticos para o paciente.
Hoje em dia muitas pessoas contam com o cartão de débito, mas no atual momento, o cuidado para higienizar a máquina de cobrança deve ser constante. Então que tal uma solução mais prática para ambos?
Por exemplo, o Conclínica trabalha com uma funcionalidade que executa cobrança inteligente. Onde o médico, ou gestor da clínica, podem cadastrar pacientes e a fatura será gerada e enviada, na melhor data para o seu pagamento.
Tudo de forma automatizada, o que gera uma grande economia de tempo para se dedicar ao atendimento.
Ter os cuidados necessários para garantir a saúde de equipe e paciente e informatizar os seus processos são os primeiros passos para retomar o atendimento. Agora é hora de colocar a mão na massa.
E conte com o Conclínica para otimizar a gestão de processos da sua clínica da melhor forma.
Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.
Conheça o melhor sistemapara clínicas!
Artigos recomendados
Medicina Moderna: Como Se Aplica Ao Seu Consultório?
O artigo “Medicina moderna: rumo à prevenção, à cura, ao bem-estar e à longevidade”, publicado na Revista…
Avaliação Médica: 3 Formas De Melhorá-la Com A Tecnologia
A avaliação médica é indispensável para pessoas que desejam iniciar exercícios, além daqueles que querem…
Confirmação De Consulta: Por Que Fazer Na Sua Clínica?
A falta de um ou mais pacientes causa muitos problemas para a rotina da clínica, entre eles a falta de…