Indicadores são essenciais para uma boa gestão de clínicas médicas. Afinal, são eles que vão mensurar o status financeiro do consultório, assim como o desempenho dos médicos e o nível de satisfação dos pacientes. 

Para ajudar você nessa parte, o software de gestão médica Conclínica oferece um painel de indicadores de desempenho em tempo real, gerando gráficos e relatórios gerenciais para você ter o total domínio dos dados de agendamentos, atendimentos, pacientes, faturamento, financeiro e estoque. Continue lendo e entenda melhor! 

 

Indicadores essenciais para uma boa gestão de clínicas

Como qualquer empresa, clínicas médicas também precisam de uma boa administração. E, para isso, você necessita de dados e capacidade de análise (não adianta fugir disso, certo?). Veja os principais pontos que você deve ficar de olho para não ter prejuízos financeiros e manter a qualidade do atendimento do seu consultório. 

 

Indicadores financeiros

Os indicadores de controle financeiro de uma clínica médica envolvem:

  • fluxo de caixa;
  • capital de giro;
  • resultado operacional;
  • resultado líquido;
  • retorno sobre investimentos.

É importante que, para fazer análises mais precisas, você tenha tudo registrado em uma plataforma de gestão de clínicas, como o Conclínica. Assim, os indicadores serão mais assertivos e não há o risco de esquecer de considerar registros de certos períodos. 

Com o recurso de Relatório Gerencial do Conclínica, você consegue puxar dados de diversas frentes para entender melhor o faturamento da sua clínica, como:

 Indicadores de número de clientes e satisfação

Os indicadores de desempenho são importantes tanto para o acompanhamento financeiro quanto para entender a satisfação do paciente em relação a sua clínica. 

Na prática, isso quer dizer que, se uma pessoa gosta do atendimento, ela com certeza retornará, mas, se ela fica insatisfeita, as chances de desistir do próximo atendimento são grandes. Ela poderá até agendar uma consulta (e ocupar um espaço na agenda) e não comparecer, o que vai gerar prejuízos. 

Nesse sentido, o Conclínica oferece pesquisa de satisfação para que você mensure a qualidade do atendimento e também relatórios que vão te ajudar a entender melhor o movimento do consultório, como:

  • relatório de movimento por categoria: assim você sabe quais especialidades estão tendo mais pacientes e quais menos. É importante entender o motivo da alta (ou baixa) de consultas em certa categoria e, assim, aplicar melhorias;
  • relatório de atendimentos e pacientes: para que você entenda quantos pacientes e quantos atendimentos foram feitos em determinado período. 

 Indicadores de atendimento e produtividade

 A gestão de clínicas precisa olhar para os processos internos e, principalmente, índices de produtividade. Com o recurso de Relatório Gerencial do Conclínica, você consegue entender a porcentagem de atendimento por médico, número de exames feitos e o tempo que cada consulta ou procedimento demorou.

Melhore sua gestão de clínicas com o recurso Relatório Gerencial do Conclínica

 Além dos relatórios gerenciais que comentamos acima, o Conclínica oferece outros para que você tenha todos os detalhes do que está acontecendo na sua clínica. Olha só:

  • marcações por status;
  • marcações por convênio;
  • repasse médico;
  • extrato;
  • número de cancelamentos (no-show).

 O que você precisa tirar de tudo isso é que ter esses dados é a única maneira de identificar pontos de melhoria na sua clínica e criar planos de ação. Por isso, não hesite em adotar a tecnologia para te ajudar nisso tudo. Com o Conclínica, você tem acesso a informações precisas na palma da mão, economizando retrabalho e tempo. Faça agora mesmo um teste grátis e tire a prova!

 

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