Sendo recorrente na prática médica, a glosa é um recurso que chega a representar de 20% a 30% da conta hospitalar, de acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar. Por isso, é importante entender exatamente o que é a glosa e seus diferentes tipos, para não ter a saúde financeira do seu consultório ou clínica médica afetada. Saiba tudo sobre no artigo.

O que é glosa médica?

Fundamentalmente, a glosa é a recusa de pagamento dos gastos do paciente por parte do convênio. Ou seja, quando a fatura é enviada à operadora de planos de saúde, a cobrança pode ser recusada e um reajuste solicitado. Isso pode afetar o faturamento médico, atrasando pagamentos.

Os valores podem mudar de maneira positiva ou negativa, a depender do que foi cobrado. Se a fatura não contém todos os procedimentos do paciente, o valor fica maior, assim como ficaria menor caso contivesse mais do que foi realizado.

Esse processo ocorre quando a conta é analisada por um médico ou enfermeiro auditor. Se qualquer item listado na fatura for considerado errado, a glosa é efetuada e, assim, o pagamento não é liberado.

Quais os tipos de glosas médicas?

Em geral, as glosas são classificadas de duas maneiras diferentes, a depender do motivo elencado pelo médico ou enfermeiro auditor: administrativas ou técnicas. Entenda em mais detalhes:

Glosas administrativas

Nesse caso, a glosa é efetuada por um erro administrativo, como:

  • ausência de guias de autorização para os procedimentos realizados;
  • guias preenchidas inadequada ou incompletamente;
  • valores de tabelas de taxas, materiais e medicamentos fora do estipulado por contrato;
  • procedimentos, materiais e medicamentos digitados incorretamente.

Glosas técnicas 

Já as glosas técnicas dizem respeito a eventos médicos específicos, como:

  • ausência de checagem de medicamentos e procedimentos;
  • procedimentos de enfermagem que não foram descritos no prontuário do paciente;
  • anotações realizadas a lápis;
  • falta de prescrição médica para os procedimentos de enfermagem.

Evite glosas com o Conclínica

O Conclínica é um software de gestão de clínicas médicas, com funções de organização financeira e administrativa. Para evitar prejuízos e atrasos no pagamento, ter todas as informações necessárias é essencial para que a conta seja enviada corretamente ao convênio.

No software, é possível gerenciar o faturamento de guias TISS para transferir todas as informações entre o consultório e a operadora de plano de saúde, bem como gerar prontuários eletrônicos para unificar todos os dados necessários sobre cada paciente.

Faça um teste grátis e cuide da saúde financeira da sua clínica!

Compartilhe em suas redes sociais