As transformações tecnológicas já fazem parte das profissões modernas, dentre elas, a medicina. No processo de inclusão da tecnologia na medicina, mudanças foram feitas não só no modo de diagnosticar e tratar doenças, mas também na forma com que o médico oferece atendimento. 

Ferramentas e processos antigos, em breve, terão seu espaço diminuído e isso já vem acontecendo quando falamos, por exemplo, do atendimento médico à distância. Neste artigo, você vai conhecer os principais recursos tecnológicos que já estão sendo usados na medicina. 

Como a tecnologia na medicina está melhorando o atendimento

Consultórios e clínicas médicas que querem oferecer melhores e novas opções de tratamento e atendimento precisam manter-se atualizados. Veja, a seguir, os recursos que a tecnologia oferece.

Realidade Virtual

A realidade virtual na medicina é aplicada majoritariamente em estudantes que precisam treinar procedimentos, como cirurgias, sem a necessidade de colocar em risco a vida de pacientes. 

Pode parecer uma opção distante, mas ela vem sendo cada vez mais usada ao redor do mundo. Além de procedimentos cirúrgicos, o recurso é um grande aliado ao desenvolvimento da cognição social e tratamento psicológico de:

  • fobias;
  • transtorno de stress pós traumático;
  • dor fantasma;
  • ansiedade.

Uso de data science

Em pacientes com histórico de doenças crônicas, a realização de exames e acompanhamento próximo é essencial. Como resultado, o volume de prontuários é mais extenso. Esse é apenas um exemplo de como a tecnologia na medicina pode ser aplicada para gerenciamento dessas informações. 

Data science e outras áreas de conhecimento que envolvem dados (como Data Analytics e Big Data) em conjunto à medicina, permitem um acompanhamento mais detalhado do paciente, comparando dados, processos, históricos e até mesmo ter o apoio de inteligência artificial na tomada de decisões. 

 Laudos eletrônicos

Outra tecnologia na medicina que beneficia paciente e médico é a emissão de laudos à distância, muito eficaz para minimizar os riscos devido à pandemia do coronavírus. O recurso permite a entrega rápida de resultados, assim como acesso e armazenamento das informações do paciente. 

 Softwares de gestão

O laudo eletrônico é um recurso que, muitas vezes, faz parte de uma ferramenta mais completa, como um software de gestão. Essa tecnologia é uma ferramenta que permite a unificação de informações e processos de clínicas médicas, oferecendo funções práticas que otimizam o dia a dia de médicos, pacientes e outros colaboradores como recepcionistas.

Ao implementar essa ferramenta, o consultório médico contará com recursos como:

  • agenda médica;
  • chat online;
  • prontuários eletrônicos;
  • faturamento e controle financeiro;
  • controle de estoque;
  • teleatendimento;
  • relatórios.

Todas essas funcionalidades garantem um atendimento adequado além de proporcionar mais autonomia para os pacientes. 

Se você está considerando modernizar seu consultório médico e fazer parte das mudanças que a tecnologia na medicina pode trazer, precisa conhecer o Conclínica, um software médico para gestão de clínicas que garante a melhor experiência aos seus pacientes. Saiba mais! 

 

Compartilhe em suas redes sociais