A telemedicina superou barreiras geográficas e proporcionou atendimento a pessoas independentemente de distância, assim como foi uma parte da revolução tecnológica durante a pandemia, e esse é um assunto bem conhecido pela comunidade médica.
Por isso, é preciso investigar o que mais difere a telemedicina da prática in loco. Quer conhecer outras vantagens desta aplicação tecnológica da saúde, que podem ser integradas até às atividades presenciais? Confira no artigo!
Quais as vantagens de utilizar a telemedicina no seu consultório?
Além de proporcionar maior segurança em épocas em que o distanciamento social é necessário, a telemedicina leva praticidade. Conheça o que mais a prática da medicina nos meios digitais pode oferecer de vantagens em clínicas e consultórios!
1. Melhora na qualidade do cuidado do paciente
O objetivo dos médicos é promover saúde e, por isso, novos métodos são pesquisados e adotados com frequência.
A Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital verificou que a telemedicina aumentou muito mais do que apenas o acesso a consultas e serviços médicos, mas também a qualidade do cuidado e os resultados, apontando que 90% dos pacientes elencou o atendimento como bom ou ótimo. Pessoas que foram atendidas dessa maneira contaram com:
- menor número de internações;
- menos tempo no hospital;
- mais envolvimento com os próprios cuidados.
Um estudo realizado pela empresa Philips e o sistema de saúde norte-americano Banner Health constatou que a telemedicina diminuiu em 45% o número de hospitalizações. Resultados melhores são bons para o paciente e também para o consultório, que consegue fidelizar mais pessoas por ser eficiente.
2. Armazenamento em nuvem e maior segurança da informação
O armazenamento em nuvem permite que gravações de atendimento e informações de pacientes sejam acessadas de qualquer lugar e qualquer dispositivo, contanto que haja conexão com a internet, o que permite maior flexibilidade para o médico.
Além disso, plataformas de telemedicina contam com nuvens que criptografam a informação, protegendo todos os dados sensíveis do paciente. Isso torna todo o processo muito mais seguro.
3. Informações integradas
Além de todos os dados ficarem mais seguros, também é possível compartilhá-los entre outras clínicas e consultórios, laboratórios e outras instituições de saúde, caso seja necessário para o tratamento do paciente.
Assim, o diagnóstico e o tratamento ocorrerão mais rapidamente e o paciente terá uma impressão melhor do seu consultório.
Para isso, é importante ter um sistema que comporte todas as informações e conexões de maneira segura e prática. Entenda como escolher um software para clínicas e garanta melhores experiências com o seu atendimento!
Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.
Conheça o melhor sistemapara clínicas!
Artigos recomendados
Medicina Moderna: Como Se Aplica Ao Seu Consultório?
O artigo “Medicina moderna: rumo à prevenção, à cura, ao bem-estar e à longevidade”, publicado na Revista…
Avaliação Médica: 3 Formas De Melhorá-la Com A Tecnologia
A avaliação médica é indispensável para pessoas que desejam iniciar exercícios, além daqueles que querem…
Confirmação De Consulta: Por Que Fazer Na Sua Clínica?
A falta de um ou mais pacientes causa muitos problemas para a rotina da clínica, entre eles a falta de…