O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (12) a nova fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde – Seleções, que destinará R$ 5,8 bilhões para fortalecer a infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), em Brasília.
Com esse investimento, o governo federal prevê a distribuição de 18,9 mil equipamentos e veículos, além da construção de 945 novas unidades de saúde em diferentes municípios do país. Essa ação faz parte do montante de R$ 49,1 bilhões que estão sendo direcionados para estados e municípios na nova fase do PAC.
Leia também: Brasil avança lentamente na digitalização da saúde, mas IA pode acelerar o processo
As inscrições para essa segunda etapa começam no dia 24 de fevereiro, permitindo que gestores municipais possam solicitar os investimentos conforme as necessidades locais. O objetivo é ampliar o acesso à saúde pública, melhorar a infraestrutura e garantir maior equidade no atendimento da população.
O PAC Saúde faz parte das iniciativas do governo para modernizar e expandir a rede pública de saúde, garantindo mais qualidade nos serviços oferecidos pelo SUS.
Fonte: Gov.br