Todo negócio precisa de clientes para sobreviver. Consultórios não são diferentes. É uma tarefa muito desafiante, que tira o sono de médicos e gestores. Principalmente por oferecer um serviço que a grande maioria não costuma manter o bom hábito de frequentar com uma periodicidade.

Nesse caso cabe ao médico encontrar métodos eficazes para se divulgar e facilitar ao máximo para ser encontrado pelo paciente no meio de tantas outras clínicas que também precisam de clientes para manter a sua receita.

Para ajudar, esse post irá mostrar 5 maneiras de como aumentar o número de pacientes da sua clínica, mostrando eficientes estratégias de captação de clientes.

Quer saber mais? Continue lendo.

A importância de uma boa estratégia para captar pacientes

Hoje em dia a competição está bastante acirrada. Além de consultórios que podem prestar o mesmo serviço, existem outros serviços como plataformas online e, em algumas localidades, clínicas populares para aqueles que não podem arcar com o preço de um plano de saúde.

Fica clara a importância de investir em diferentes maneiras para não só atrair novos pacientes, como resgatar antigos. E tudo isso é possível com uma boa estratégia para aumentar a visibilidade do seu consultório usando o ambiente online e trabalhar o atendimento do paciente.

Veja algumas dicas para aumentar o número de pacientes em sua clínica.

1 – Cadastre sua clínica no Google Meu Negócio

Pesquisas mostram que 96% dos brasileiros fazem busca no Google antes de ligar ou visitar uma empresa, procurando conhecê-la mais e verificar sua avaliação online. Isso também acontece com consultórios médicos. 

Tal número só mostra a importância de cadastrar seu estabelecimento no Google Meu Negócio, de forma gratuita. Assim, você pode preencher dados que só irão facilitar o cliente em sua busca e ida até o seu consultório, como:

Informações sobre o serviço

Preencha com seus contatos, horário de atendimento, site e endereço, que é ligado diretamente ao Maps, para facilitar ao usuário saber como chegar na sua clínica. 

Interação com clientes

Uma maior interação, respondendo suas dúvidas nos comentários, torna o seu atendimento mais atencioso. E postando fotos da sua clínica pode fazer ela receber 42% mais solicitações de rota no Google Maps e 35% mais cliques de acesso ao site do que as que não adicionam.

Melhor entender e ampliar sua presença online

Através de ferramentas que o próprio serviço disponibiliza, você pode:

  • saber como e de onde são os clientes que pesquisaram pela sua clínica;
  • saber quantas pessoas entraram em contato usando o telefone que aparece nas pesquisas;
  • e, em um estágio mais avançado, criar e acompanhar o desempenho de campanhas que criar para sua divulgação.

Empresas que se inscrevem e confirmam suas informações no Google Meu Negócio aparecem mais facilmente na primeira página do buscador em resultados de pesquisas orgânicas. E possuem duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos usuários. 

2 – Investir no Marketing Digital para médicos

Ter uma boa estratégia para se divulgar inclui investir no marketing médico. Por isso é preciso firmar a sua presença no território online. E é preciso que essa presença seja diferenciada e significativa. 

Atuar com marketing digital pode trazer uma boa visibilidade, o que pode gerar mais clientes. E com um investimento mínimo. Listamos uma série de estratégias e ações e, o mais importante, por que você deve investir no marketing digital para médicos.

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3 – Garanta um bom atendimento para estimular o boca a boca

Uma vez que o cliente marcou a consulta, seu trabalho não termina aqui. Para garantir que mais venham, é necessário dar a esse que já marcou uma ótima experiência.

Essa experiência começa desde o atendimento na hora da marcação, a recepção pelos funcionários para orientar o cliente e durante a consulta, dando toda a sua atenção e passando toda a informação de forma simpática ao paciente. Siga também estas dicas:

  • Mantenha um consultório limpo e organizado;
  • Faça pesquisas de satisfação;
  • Invista em treinamento para suas recepcionistas;
  • Realize ações para fidelizar os pacientes.

Caso contrário, o cliente dificilmente se sentirá à vontade para retornar à sua clínica. E pior ainda: pode falar à outras pessoas sobre o péssimo atendimento que teve.

Garantir a qualidade do seu serviço é garantir que ele volte à sua clínica sempre que precisar. E que recomende você a outras pessoas. O boca a boca ainda é uma arma muito poderosa.

4 – Resgate antigos clientes

Se um cliente passou pela sua clínica e não voltou, pode ser interessante saber o porquê. E podem ser vários motivos. Ele pode ter esquecido do seu nome e endereço, ou simplesmente não precisou mais dos seus serviços.

Mas também pode ser um motivo pior: ele pode não ter tido uma boa experiência durante a consulta.

Faça contato via e-mail ou telefone e verifique o motivo dessa ausência. Você pode oferecer bônus e promoções. Mesmo que a ação não gere um grande impacto no primeiro momento, os clientes vão lembrar desse seu cuidado.

5 – Monitore sua concorrência

Saber o que seu concorrente anda fazendo para se promover é sempre importante. Dessa forma você sabe como eles estão inovando, como estão atraindo pacientes e quais ferramentas estão usando.. 

Uma ferramenta muito útil para inovar é um software de gestão  para clínicas. Dentre as muitas funções que um sistema de gestão oferece, podemos destacar:

  • agenda eletrônica para gerenciar melhor as marcações;
  • contato via whatsapp para confirmação e remarcação de consultas, evitando espaços na sua agenda;
  • criação e envio de prontuários eletrônicos;
  • relatórios para verificar o desempenho da sua clínica.

O Conclínica possui muitas outras funções que são úteis para automatizar a gestão da sua clínica. Faça um teste grátis e verifique.

Conseguir novos clientes é um árduo desafio. Por isso se destacar em seus serviços e atendimento pode determinar a fidelidade ou a desistência de um paciente. 

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Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.

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