Hoje em dia, apenas ter uma clínica não é mais o suficiente para conseguir pacientes. Agora, eles buscam profissionais especializados e que ofereçam uma experiência de excelência em todas as etapas do tratamento, do agendamento médico à pós-consulta.

Por isso, é essencial dar continuidade ao trabalho dentro da clínica, para garantir a satisfação dos pacientes e uma possível fidelização.

O que é e qual a importância do pós-consulta?

O pós-consulta é o esforço de, após o atendimento, oferecer ao paciente ações que busquem sua fidelização e o acompanhem após sua experiência na clínica ou consultório. A ideia é que, assim, ele não precise recorrer a outros serviços, já que a clínica satisfaz todas suas necessidades.

As estratégias podem gerar:

  • conhecimento mais assertivo do progresso do quadro clínico;
  • aumento nos índices de retorno;
  • popularização do estabelecimento, já que a clínica terá mais presença na vida dos pacientes;
  • melhor comunicação com o paciente.

Como garantir ao paciente uma experiência melhor após a consulta?

Existem diversas estratégias que podem melhorar o relacionamento entre a clínica e seus pacientes depois de passar pelo atendimento, visando a fidelização. Conheça algumas:

1. Lembretes de retorno

Apesar de ser uma ação simples, os lembretes ajudam tanto o paciente quanto a equipe médica. É possível confirmar o horário, evitando atrasos ou faltas, o que garante uma melhor organização interna da agenda, e o paciente também recebe ajuda para comparecer pontualmente.

2. Serviço e atendimento fáceis de acessar

Não basta apenas ter canais de comunicação se eles não funcionam propriamente. É preciso que tanto a recepção quanto o médico estejam preparados para conversar com os pacientes, seja para marcar consultas ou resolver dúvidas mais especializadas, o que pode ser feito, por exemplo, com uma boa plataforma de telemedicina.

A sensação de prestatividade que isso gera ao usuário promove maior satisfação com a clínica.

Banner Conclinica teste app

3. Atendimento personalizado

Ter todos os dados dos pacientes para poder avaliar o histórico médico de cada um e, assim, dar atenção a cada caso específico é um diferencial poderoso para uma clínica, e um software para gestão pode ajudar você com isso.

No pós-consulta, isso pode ser feito com conteúdos relevantes para o quadro clínico do paciente, com materiais informativos e recomendações, por exemplo.

4. Flexibilização de meios pagamento

Oferecer meios de pagamento diversos para os pacientes simplifica o processo e evita possíveis situações de atrito, então invista em opções e garanta que essa etapa também seja satisfatória.

 

Ainda assim, existem normas para a remuneração do médico, de acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM), portanto a flexibilização deve ser feita dentro do que é possível.

Conhecer seus pacientes e oferecer um serviço de qualidade são essenciais para o sucesso da clínica. Saiba mais sobre como fidelizar seus clientes conhecendo mais sobre todas as etapas da jornada do paciente, garantindo que seu estabelecimento esteja preparado para tudo!

Compartilhe em suas redes sociais