Ter um bom controle financeiro é a chave para manter qualquer negócio vivo. Isso não é diferente com clínicas ou consultórios.

Mas como fazer isso quando os médicos que se dedicam a empreender e abrir o seu próprio espaço de saúde não são ensinados na faculdade? Gerir uma clínica, e ainda por cima garantir um atendimento de qualidade, é uma tarefa difícil para apenas uma pessoa. 

Nessas horas um software médico que ofereça um sistema de controle financeiro pode vir a ser de grande ajuda. Dessa forma, o profissional de saúde pode organizar a gestão da sua clínica e consultório com alguns poucos cliques, e ter total controle de caixa dentro de sua rotina diária.

Quer saber como um sistema de controle financeiro pode ser essencial para o fluxo de caixa e organização das finanças do seu estabelecimento de saúde? Continue lendo.

Qual é a importância de ter um bom controle financeiro em sua clínica?

A maioria dos estabelecimentos que fecham suas portas, clínicas e consultórios também, são devido à uma administração financeira ruim ou ineficiente. 

Falando especificamente do campo médico, muitos profissionais de saúde não se vêem como gestores, o que torna ver a importância de uma boa gestão financeira uma tarefa bastante complicada.

O que é importante ter em mente é que um bom controle financeiro traz inúmeros benefícios ao seu negócio. Aprender a ver onde sua clínica está gastando mais, cortar o que é desnecessário e investir em melhorias quando for  preciso são só os benefícios mais evidentes. Além de, à longo prazo, acabar refletindo na atração e fidelização de novos pacientes.

Mas sua prioridade com a clínica é cuidar de pacientes e salvar vidas, não é? Por isso usar de um sistema de controle financeiro é perfeito. Com um software de gestão para clínicas e consultórios que disponibiliza essa funcionalidade, você passará a ter um financeiro mais eficiente, gerando relatórios fáceis de serem entendidos, mostrando um quadro geral do fluxo de caixa do estabelecimento de saúde.

Banner Conclinica teste app

Por exemplo, a funcionalidade de Controle Financeiro do Conclínica, além de facilitar a sua gestão, oferece:

  • Um melhor controle organizacional em cima das contas que precisam ser pagas e recebidas;
  • Fácil gestão em cima de glosas, repasses médicos e da tesouraria;
  • Organização de caixa para futuro investimento, férias de funcionários e reserva para emergências;
  • Permite ver quais áreas estão dando maior retorno ou menos rendimento, o que ajuda em sua estratégia comercial.

Um ótimo case que temos é o da Dra. Maria Cláudia Camargo, que nos contou que ao utilizar o Conclínica para ter uma melhor organização e facilidade em sua gestão, obteve um enorme benefício com o sistema de controle financeiro. Passando a ver, facilmente, onde gastava, quanto faturava e em que setores precisava economizar.

Com o Conclínica ao seu lado, você pode traçar estratégias para tornar sua clínica mais rentável de forma organizada. Projetando metas, acompanhando e alcançando resultados com as informações que o software disponibiliza.

Leia Também:

Como funciona o sistema de controle financeiro do Conclínica 

A funcionalidade “Controle Financeiro” pode ser facilmente configurada para o uso imediato. Preparamos esse passo a passo, em vídeo e textual, mostrando como o sistema de controle financeiro funciona e o que a ferramenta oferece. Confira o vídeo abaixo:

Para acessar a funcionalidade, basta clicar no cifrão ($) na barra lateral à esquerda da tela. Agora que você está na aba de Controle Financeiro, você verá 5 opções que irão ajudá-lo a organizar as finanças da sua clínica ou consultório.

  • Tesouraria
  • Contas a pagar
  • Contas a receber
  • Notas fiscais
  • Cadastros

Tesouraria

O sistema de controle financeiro permite que você espelhe suas contas bancárias e registre todas as movimentações para um controle das suas finanças em tempo real

Na tela inicial você terá uma rápida visão da situação atual das suas contas, visualizando as movimentações que aconteceram no dia. Elas são separadas em três tipos de movimentação:

  • Simples;
  • Quitação;
  • Transferência.

Cada uma com uma cor diferente, para facilitar a visualização e entendimento. Além do seu saldo atual no canto inferior direito da tela.

Na tela de Tesouraria você também pode registrar as suas operações diárias de:

Basta acessar a opção que deseja, no canto superior direito, preencher os dados na nova tela e salvar as informações. Lembre-se de preencher as informações de forma correta, para um controle mais preciso de seus gastos e lucros.

Para casos de compensação em cheque, basta clicar na opção. Além de outras ações como visualização, editar a informação inserida e gerar notas fiscais.

Contas a Pagar

Registre suas contas a pagar para manter o controle dos seus gastos. O menu tem fácil visualização e pode ser configurado rapidamente, como você pode ver na tela a seguir:

 

Para inserir uma nova conta, basta acessar a opção “Novo Lançamento”, no canto superior direito da tela, preencher todas as informações para cadastro e salvar. Contas que possuem periodicidade recorrente (como luz e o aluguel da sala, por exemplo) também podem ser registradas. Só precisa preencher o campo “data limite” no cadastro.

Assim como na aba “Tesouraria”, suas contas a pagar também são separadas em três opções, que podem ser filtradas para facilitar sua operação. São elas:

  • Atrasadas;
  • Pagas;
  • Em aberto.

Cada uma com cores diferentes e seus respectivos valores. Além de constar o valor total a ser pago no determinado período, editar, excluir e confirmar o pagamento de cada conta.

Contas a Receber

Nessa tela é onde você controla as contas que você irá receber. Os pagamentos inseridos como “Novo Crédito” na Tesouraria, aparecerão automaticamente neste menu, assim como também é possível incluir novos. Basta clicar na opção “Novo Lançamento”, como mostra a tela abaixo:

Essa tela é muito similar com a de “Contas a Pagar”, também separando suas receitas em três opções:

  • Atrasado;
  • Parcialmente recebido;
  • Em aberto.

Cada uma separada por cor e possível de ser filtrada. Além de mostrar o valor total a ser recebido no período, no canto inferior direito.

Notas Fiscais

O sistema de controle financeiro do Conclinica disponibiliza esse menu para uma maior praticidade, sendo possível integrar com o sistema de nota fiscal eletrônica da sua região. Tornando seu envio e emissão mais rápido.

A plataforma permite que você emita notas para pessoa física (CPF) e jurídica (CNPJ). Basta se cadastrar sua empresa com as seguintes informações:

  • CNPJ;
  • Tipo de serviço prestado;
  • Percentual ISS.

Caso ainda não possua cadastro, nós criamos esse conteúdo para ajudá-lo a cadastrar sua empresa. E também temos um passo a passo para configurar, cadastrar e emitir notas fiscais.

Cadastros

Nesta opção você pode cadastrar todos os tipos de gastos que seu espaço de saúde possui. O sistema de controle financeiro do Conclínica permite que você separe seus gastos em categorias e grupos, como:

  • Contas;
  • Funcionários;
  • Despesas de procedimentos realizados;
  • Fornecedores;
  • Regras de repasse;
  • Centros de custo.

O vídeo abaixo detalha como cada opção abre uma possibilidade para uma melhor organização financeira da sua clínica ou consultório:

O sistema de controle financeiro do Conclínica foi desenvolvido para ser de fácil manuseio, intuitivo e prático para não tomar muito tempo da sua rotina diária. Além de contar com uma equipe de suporte à sua disposição para ajudá-lo a todo o instante, em horário comercial.

O Conclínica também conta com uma série de funcionalidades incríveis para ajudá-lo a gerenciar seu estabelecimento de saúde. Que tal realizar um teste grátis e dar esse passo em rumo à uma gestão mais prática, rápida e simples em seu espaço de saúde?

Compartilhe em suas redes sociais