A falta de um ou mais pacientes causa muitos problemas para a rotina da clínica, entre eles a falta de organização da agenda e os atrasos. Trabalhar com um sistema de confirmação de consulta pode ser a solução para essa questão.
Se a sua clínica médica sofre muito com o absenteísmo, ou seja, o não-comparecimento de pacientes nas consultas agendadas, continue lendo o artigo para entender como minimizar esse problema!
O que é a confirmação de consulta?
A confirmação de consulta é uma ação para o paciente atestar que comparecerá à consulta no horário agendado. Assim, antes mesmo do momento do atendimento chegar, será possível gerir a agenda e possíveis lacunas.
Isso não só ajuda na rotina de todos os funcionários da clínica, que saberão exatamente quantas pessoas esperam atender no dia, como também abre a possibilidade de acolher outros pacientes no caso de um horário ser liberado.
Existem diferentes métodos de confirmar consulta:
- ligação;
- e-mail;
- SMS;
- WhatsApp;
- lembretes.
O importante é que na mensagem de confirmação, além de informar presença ou ausência, sejam validados todos os dados do paciente e também data, horário e forma de pagamento passados no cadastro pré-consulta.
Por que é importante para a clínica realizar confirmação de agendamento?
Adicionar a funcionalidade de confirmação de consulta à gestão de clínicas médicas é uma forma simples e objetiva de melhorar o padrão de qualidade do trabalho e aumentar o número de atendimentos.
Muitas faltas que não foram avisadas provocam lacunas que podem:
- prejudicar o faturamento, já que é um período de tempo que passará sem trabalho;
- desorganizar agendas;
- causar comoção entre pacientes que estão aguardando seus horários e sentem que estão sendo atrasados.
Nenhum desses cenários é positivo para o consultório médico, não é mesmo? Disparar uma mensagem de lembrete, portanto, pode trazer muitos benefícios, tanto para os profissionais quanto para o próprio paciente, como:
- reduzir a taxa de absenteísmo;
- organizar melhor a agenda e alocar novas pessoas;
- otimizar o faturamento da clínica;
- melhorar a experiência do paciente, que se sente importante para a clínica ao receber um lembrete.
Esse aviso pode parecer algo pequeno e trivial, mas causa efeitos bem maiores para a saúde financeira e organizacional da clínica e, o mais importante, deixa pacientes satisfeitos. Afinal, são eles que movem o estabelecimento e permitem seu funcionamento.
Pensar em todos os detalhes e etapas do relacionamento entre paciente e clínica cria confiança e credibilidade, por isso não se deve ignorar nenhuma possível melhoria. Saiba mais sobre a jornada do paciente e como você pode otimizar ainda mais a relação que ele tem com o seu consultório!

Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.
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