A falta de um ou mais pacientes causa muitos problemas para a agenda médica e a rotina da clínica, entre eles a falta de organização da agenda e os atrasos. Trabalhar com um sistema de confirmação de consulta pode ser a solução para essa questão.

Se a sua clínica médica sofre muito com o absenteísmo, ou seja, o não-comparecimento de pacientes nas consultas agendadas, continue lendo o artigo para entender como minimizar esse problema!

O que é a confirmação de consulta?

A confirmação de consulta é uma ação para o paciente atestar que comparecerá à consulta no horário agendado. Assim, antes mesmo do momento do atendimento chegar, será possível gerir a agenda e possíveis lacunas.

Isso não só ajuda na rotina de todos os funcionários da clínica, que saberão exatamente quantas pessoas esperam atender no dia, como também abre a possibilidade de acolher outros pacientes no caso de um horário ser liberado.

Existem diferentes métodos de confirmar consulta:

  • ligação;
  • e-mail;
  • SMS;
  • WhatsApp;
  • lembretes.

O importante é que na mensagem de confirmação, além de informar presença ou ausência, sejam validados todos os dados do paciente e também data, horário e forma de pagamento passados no cadastro pré-consulta.

Por que é importante para a clínica realizar confirmação de agendamento?

Adicionar a funcionalidade de confirmação de consulta à gestão de clínicas médicas é uma forma simples e objetiva de melhorar o padrão de qualidade do trabalho e aumentar o número de atendimentos.

Muitas faltas que não foram avisadas provocam lacunas que podem:

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  • prejudicar o faturamento, já que é um período de tempo que passará sem trabalho;
  • desorganizar agendas;
  • causar comoção entre pacientes que estão aguardando seus horários e sentem que estão sendo atrasados.

Nenhum desses cenários é positivo para o consultório médico, não é mesmo? Disparar uma mensagem de lembrete, portanto, pode trazer muitos benefícios, tanto para os profissionais quanto para o próprio paciente, como:

  • reduzir a taxa de absenteísmo;
  • organizar melhor a agenda e alocar novas pessoas;
  • otimizar o faturamento da clínica;
  • melhorar a experiência do paciente, que se sente importante para a clínica ao receber um lembrete.

Esse aviso pode parecer algo pequeno e trivial, mas causa efeitos bem maiores para o controle financeiro e organizacional da clínica e, o mais importante, deixa pacientes satisfeitos. Afinal, são eles que movem o estabelecimento e permitem seu funcionamento.

Pensar em todos os detalhes e etapas do relacionamento entre paciente e clínica cria confiança e credibilidade, por isso não se deve ignorar nenhuma possível melhoria. Saiba mais sobre a jornada do paciente e como você pode otimizar ainda mais a relação que ele tem com o seu consultório!

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