Reduzir o volume de faltas dos pacientes é o desejo de qualquer clínica médica. O não comparecimento deles nas consultas marcadas prejudica a rotina clínica e interfere na receita. Leia este artigo e saiba como o envio de SMS pode ajudar nesses casos.
“No-Show” de pacientes.
O termo “No- Show”, traduzido como “não compareceu”, é uma expressão usada para especificar pacientes que marcaram consultas, mas não compareceram para o atendimento. Muitos podem ser os motivos pelos quais os pacientes deixam de ir em uma consulta, desde imprevistos pessoais, esquecimento e até mesmo insatisfação com o serviço. Mas seja qual for ele, sempre há perda para a clínica. No entanto, há maneiras de driblar esse obstáculo e diminuir as faltas dos pacientes com o envio de SMS.
Como usar o SMS para diminuir as faltas?
Há quem diga que o uso de SMS não é mais necessário. Se enganam aqueles que acham isso! O envio dessas mensagens é essencial para a clínica ou consultório médico que deseja estar perto do seu paciente, afinal, qualquer paciente possui celular e está com ele sempre à mão.
O envio dos antigos “torpedos” é uma prática que visa lembrar os pacientes das consultas marcadas e dar a eles a opção de confirmar ou não, mais uma vez, esse compromisso. A clínica ganha muito com essa ferramenta, já que a agenda não é comprometida, assim como a receita da instituição, pois fará os atendimentos esperados.
Antes, essa confirmação era feita pela secretária ou recepcionista, que tinha a tarefa de ligar para todos os pacientes agendados um dia antes da consulta e lembrá-los da mesma. Com o tempo viu-se que a atividade era cara pelos custos das ligações e que demandava muito tempo dos profissionais que a exerciam. Por isso, o SMS aparece como um facilitador, com custos menores e com o uso da tecnologia dos softwares de gestão.
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Além de ser usado como lembrete para as consultas, os SMS são ferramentas de Branding e aproximam a clínica do paciente. Um exemplo são as mensagens de texto de aniversário. Quem não ama receber uma mensagem personalizada em um dia especial, não é mesmo? Com eles, os pacientes se sentem especiais e acolhidos, contribuindo para uma visão positiva da instituição.
Outras soluções
Para reduzir as faltas, o SMS é o caminho mais rápido. Contudo, há outras possibilidades a longo prazo que podem ser avaliadas, como:
- Melhorar os serviços prestados;
- Verificar a capacitação dos funcionários;
- Observar a adequação do ambiente;
- Evitar salas de espera lotadas;
- Investir em tecnologia de gestão,
- Ampliar os canais de comunicação, tais como sites, redes sociais, blogs e e-mails.
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Qual a importância de investir em atendimento clínico?
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Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em tecnologia para área da saúde, possui mais de 10 anos de experiência no setor. No tempo livre, adora ver séries/filmes ou curtir um bom video game com amigos.
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