A pandemia causada pelo novo coronavírus provocou mudanças radicais em vários aspectos do cotidiano. Para nos adaptarmos ao isolamento social, foi provocada uma profunda mudança de rotina na qual a população foi pega desprevenida.
O uso obrigatório de máscaras, evitar ir na rua a menos que seja estritamente necessário, lives para diminuir a falta do convívio social, chamadas de vídeo para matar a saudade de parentes e amigos, por exemplo, viraram a nova regra. Mas não foi só no aspecto pessoal que tudo mudou.
No trabalho, o home office veio como a solução para muitos trabalhadores que podiam executar suas tarefas diárias pelo computador. E os profissionais de saúde, em sua grande maioria, tiveram que se adaptar a uma nova realidade para continuar com seus atendimentos da melhor forma. Diante do cenário de medo e incerteza que surgiu no início, muitos pacientes cancelaram consultas previamente marcadas.
Agora que esse cenário está mudando rumo à volta da “normalidade”, é importante se preparar da melhor forma para esse novo momento.
O novo “normal” para atender pacientes
É importante ter em mente que o retorno às atividades normais está acontecendo vagarosamente. E, acima de tudo, esse “normal” não será o mesmo que era antes da pandemia. Vivíamos em um mundo diferente antes. Agora, temos que aprender a viver em no mundo pós-Covid 19.
As pessoas mudaram, passando a encontrar novas soluções para lidar com seus “processos diários”. Para lidar com essa mudança, e garantir o bem estar e a saúde dos pacientes, clínicas e consultórios também precisam reavaliar seus processos.
Por isso, vamos dar dicas de como preparar o seu estabelecimento de saúde para lidar com o “novo normal” e receber pacientes da melhor forma.
Como preparar minha clínica para o pós-pandemia?
Nesse momento é importante mostrar ao paciente que sua clínica está pronta para voltar a atender. Entregando valor e maximizando a experiência desde o primeiro contato do paciente até o cuidado pós-consulta. As clínicas precisarão oferecer mais do que o atendimento.
Tudo isso com a garantia de recebê-los em um ambiente limpo e seguro. E a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo de retomada.
Foque no compromisso e cuidado
É importante mostrar que, mesmo com esse retorno, os cuidados ainda são necessários. Mostre que sua clínica se esforça ao máximo para garantir um bom ambiente que seja seguro e respeite as regras de saúde implementadas.
Essa é uma ótima estratégia no seu marketing digital para médicos nas redes sociais. Uma boa dica é mostrar que compreende o momento. A comunicação deve trazer conforto e segurança.
Assim, todos entenderão que você se preocupa em estabelecer na sua clínica um ambiente que preza pela segurança e saúde de pacientes e equipe.
Ofereça agendamento online
A Covid-19 deu a oportunidade para rever vários processos, e a tecnologia se tornou fundamental nesse fator. Para evitar que as pessoas tenham que se deslocar até o consultório ou usar do telefone, experimente implementar o agendamento online na sua clínica.
Mesmo que as consultas sejam em um maior intervalo de tempo, ambos ganham na agilidade do atendimento. E o paciente tem a liberdade de marcar sua consulta no melhor horário para ele.
Leia também:
- Como o Agendamento Online pode melhorar o atendimento da sua clínica e facilitar a vida dos pacientes
- Dicas para organizar e manter um consultório de ortopedia
- O que aprender para gerenciar melhor a sua clínica
Novas formas de receber o paciente
Mesmo vivendo um período de retorno à “normalidade”, é importante manter os cuidados de saúde implementados pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Então, para receber os pacientes em sua clínica, esses cuidados já começam quando ele chega:
- Se sua clínica se localiza em um prédio comercial, certifique-se e cobre os responsáveis de que o local está seguindo as regras de segurança e distanciamento social. Como limitar o número de pessoas no elevador, por exemplo;
- Certifique-se de que todos estão usando máscaras faciais. Do paciente ao atendimento, seu e do prédio (se for o caso);
- Tenha termômetros digitais e uma enfermeira (ou recepcionista treinada) para medir a temperatura de todos que chegam para atendimento;
Prepare a sua sala de espera
Da mesma forma que o paciente precisa respeitar as regras e cuidados de saúde, você, como profissional de saúde, precisa dar o exemplo. E isso já começa com a sua recepção e a sala de espera:
- Mantenha ambientes de ar condicionado sempre limpos. Se possível, mantenha ao menos uma janela ou portão abertos;
- Demarque locais para distanciamento entre assentos;
- Substitua as revistas e jornais pelo wi-fi gratuito para evitar objetos de manuseio comum;
- Evite servir bebidas quentes, como café e chá. Prepare copos fechados e descartáveis de água, para que os clientes sirvam a si mesmos;
- Distribua mais lixeiras na sala e remova-os diariamente.
Higienização e desinfecção do paciente e ambientes
- Use de spray com álcool para lavar as mãos dos pacientes assim que chegarem ao consultório;
- Higienize regularmente ambientes e objetos em comum como maçanetas, bancadas da recepção de clínica médica, botões de descarga, torneiras e pias de banheiro;
- Recomenda-se o uso de assentos descartáveis nos vasos sanitários;
Leia também: Como atender pacientes em grupo de risco em tempos de pandemia
Telemedicina como alternativa para atendimento
Regulamentada no Brasil desde 2002 com a Lei nº 1.643, a Telemedicina também pode ser bastante útil nesse momento de distanciamento social.
Além disso, a Telemedicina garante uma maior democratização do atendimento médico, permitindo que ele vá além das paredes do consultório para chegar a lugares com saúde precária.
Veja como a Telemedicina oferece muitas vantagens na medicina e procure um sistema de gestão online que ofereça a funcionalidade.
Passe a enviar receitas por meios eletrônicos
Sendo médico, evitar o contato com o paciente é um tanto complicado. Mas, novamente, a tecnologia surge como uma grande aliada.
Por exemplo, o estabelecimento de saúde pode obter um sistema de gestão online para clínicas e consultórios que tenha a funcionalidade para enviar receitas médicas e exames via sms, whatsapp ou e-mail. Dessa forma, não há contato e a chance do paciente não entender a famosa “letra de médico” é nula, já que o documento estará digitalizado.
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Mude a forma de executar cobranças
Pagamentos em dinheiro e cheque, além de exigirem uma atenção redobrada devido ao momento que estamos passando, não são nada práticos para o paciente.
Hoje em dia muitas pessoas contam com o cartão de débito, mas no atual momento, o cuidado para higienizar a máquina de cobrança deve ser constante. Então que tal uma solução mais prática para ambos?
Por exemplo, o Conclínica trabalha com uma funcionalidade que executa cobrança inteligente. Onde o médico, ou gestor da clínica, podem cadastrar pacientes e a fatura será gerada e enviada, na melhor data para o seu pagamento.
Tudo de forma automatizada, o que gera uma grande economia de tempo para se dedicar ao atendimento.
Ter os cuidados necessários para garantir a saúde de equipe e paciente e informatizar os seus processos são os primeiros passos para retomar o atendimento. Agora é hora de colocar a mão na massa.
E conte com o Conclínica para otimizar a gestão de processos da sua clínica da melhor forma.