Hoje em dia, a imensa maioria das clínicas e consultórios recebe pacientes de convênio. Assim, é crucial saber o que é o faturamento de guias de médicos para ter uma gestão adequada do estabelecimento.
Afinal, esse faturamento impacta diretamente no controle financeiro, tendo em vista que se trata de um processo burocrático. Além disso, se for mal gerenciado, pode acarretar em erros.
Sendo assim, vamos te explicar o faturamento de guias de médicos, discutir sua importância e como você pode implementar na sua clínica. Confira a seguir!
O que é o faturamento de guias de médico?
O faturamento de guias de médicos diz respeito à cobrança dos serviços médicos prestados aos pacientes que possuem convênio com operadoras de saúde.
Por isso, ele também é chamado de faturamento de convênios, se constituindo como um processo relevante para as finanças do consultório.
Geralmente, há 2 formas de encaminhar as guias aos convênios: por meio de um sistema de gestão de clínicas ou no site da operadora de saúde.
Importância do faturamento de guias de médico
A seguir, listamos alguns aspectos que evidenciam a importância do faturamento de guias médicos:
- Reduz glosas e prejuízos financeiros: a glosa consiste no não pagamento das operadoras de saúde à clínica, devido a problemas de comunicação entre as partes. Então, realizar um faturamento adequado ajuda a evitar isso;
- Auxílio na redução de custos: com esse processo organizado, o estabelecimento de saúde se torna mais eficiente nas cobranças, reduzindo gastos;
- Criação de processos adequados: a gestão passa a contar com modelos de documentos, com organização e controles eficientes;
- Aumento da produtividade: com menos erros dessa área, a clínica passa a focar em outros processos igualmente importantes, o que aumenta a produtividade dos membros.
Como fazer o faturamento de guias de médico
Para fazer o faturamento de guias médicos, é importante seguir algumas etapas simples:
- Deve-se gerar uma guia referente ao atendimento prestado pela clínica, que deve ser assinada pelo paciente. Além disso, precisa incluir as guias relacionadas às cobranças em um lote específico;
- Separe uma vez por mês os documentos dos pacientes conveniados que realizaram consultas, exames ou procedimentos na clínica;
- Encerre o lote em questão e envie o extrato de cobrança aos convênios;
- Espere pelo processamento dos dados referentes ao pagamento do lote enviado.
Além disso, a administração deve conferir se os procedimentos foram pagos de forma correta. Caso contrário, analisar em qual etapa ocorreram os erros.
Para evitar esses equívocos na gestão do consultório, listamos 5 dicas que vão melhorar a elaboração do faturamento de guias de médicos. Confira!
Lide com as glosas de forma prática
Infelizmente, glosas podem acontecer. No entanto, você pode recorrer delas e também pode implementar algumas soluções que minimizem o seu surgimento.
Antes de tudo, destine uma pessoa da equipe para realizar o faturamento de guias de médicos, organizando as informações e redobrando o cuidado nessa área.
Outro aspecto importante é centralizar as informações necessárias em um local em vez de utilizar diversas planilhas e arquivos.
Desse modo, você encontra os dados com maior facilidade e pode justificar a cobrança para o convênio nos casos em que você recorrer contra as glosas.
Invista no treinamento da equipe
Um dos principais aspectos em qualquer consultório de Medicina Moderna consiste no treinamento da equipe como um todo. Afinal, uma equipe integrada desenvolve melhores trabalhos.
Então, invista em um treinamento básico e cursos específicos dentro de cada área da empresa. Desse modo, você conta com funcionários atualizados em seu nicho de atuação.
Assim, a equipe responsável pelo faturamento de guias médicos deve compreender todas etapas da gestão do início ao fim.
Mantenha as informações organizadas
Dados desorganizados geram problemas como retrabalho e prejudicam na hora de recorrer contra glosas. Sendo assim, mantenha as suas informações devidamente organizadas.
Por isso, além de centralizá-las em um único local, também reveja processos desnecessários e que impedem o bom funcionamento da gestão administrativa e financeira.
Outro aspecto importante diz respeito ao controle desses dados. Essas informações precisam ser registradas diariamente em um local de fácil acesso a todos.
Compreenda as diferenças dos convênios
De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 49,4 milhões de brasileiro possuem plano de saúde. E além disso, esse número só tende a crescer.
Portanto, é essencial compreender como funciona o pagamento desses planos às operadoras de saúde, visto que isso impacta diretamente nas finanças de sua clínica.
Por exemplo, os profissionais do seu estabelecimento precisam compreender os prazos específicos de envio do faturamento de guias de médicos e de pagamento das operadoras.
Escolha um software de automatização dos processos
Por fim, é crucial contar com um software médico para automatizar tarefas e poupar tempo na hora de criar o faturamento de guias de médicos.
Uma boa plataforma ajuda a criar guias de consultas em lotes, relatórios de guias, cadastros dos convênios, relatórios médicos, gráficos das finanças, e assim por diante.
Dessa maneira, a sua clínica se mantém atualizada com novas tecnologias que tornam os processos burocráticos mais fáceis e ágeis.
Garanta praticidade na gestão financeira do seu estabelecimento
Como falamos acima, um bom software ajuda a tornar a gestão financeira da sua clínica ou consultório mais eficiente. Então, você precisa conhecer o Conclínica.
Com a plataforma do Conclínica, você otimiza e organiza todos os processos de sua clínica, englobando a parte administrativa, financeira e operacional.
Assim, você tem acesso a diversos benefícios, como agendamento online, emissão de NFSe, prescrição digital, e muito mais!
Além disso, oferecemos um suporte personalizado com uma equipe de especialistas em gestão de clínicas, que estarão prontos para tirar suas dúvidas.
Portanto, conheça os planos do Conclínica e tenha acesso a uma ampla gama de funcionalidades que farão toda a diferença nos seus atendimentos!
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