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Dentista e paciente sorrindo durante consulta, simbolizando o inbound marketing para clínicas.

Como implementar inbound marketing para clínicas? Confira agora

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A competitividade em diferentes mercados é cada vez mais evidente. Com isso, a área da saúde, como clínicas e consultórios, também está enfrentando uma mudança na maneira de divulgar seus serviços, por meio do inbound marketing para clínicas.

De modo geral, o inbound marketing vem se tornando mais forte com o aumento da internet e da interação entre empresas e público. Por isso, aprender sobre o tema é essencial para alavancar o interesse de novos pacientes e facilitar a gestão de clínicas.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como aplicar inbound em sua clínica. Para isso, é importante conhecer etapas como atração e conversão dos futuros pacientes.

Afinal, o que é inbound marketing?

Antes de conhecer as etapas para tornar o inbound marketing possível é importante entender o seu conceito. De modo geral, o termo em inglês pode ser traduzido como marketing de atração.

Portanto, é uma estratégia de busca de novos clientes ou pacientes para uma empresa ou clínica. A partir das diferentes etapas e desenvolvimento de conteúdos relevantes, o interesse dos clientes por novos conteúdos, produtos e serviços se torna possível. 

Com isso, de forma resumida, o inbound marketing é uma maneira de fomentar o desejo pela empresa. No entanto, apesar de estar fortalecido com os avanços tecnológicos, principalmente da internet, ele também pode ser feito em canais offline.

Contudo, por conta do alto número de usuários e alcance, as estratégias de inbound marketing costumam estar mais voltadas para o digital. Nesse sentido, o investimento tende a ser menos robusto e com resultados em curto prazo.

Por que usar o inbound marketing na sua clínica?

O inbound marketing tem como princípio oferecer conteúdos de qualidade e responder a dúvidas dos clientes. Com isso, ele é muito importante para a área da saúde como uma forma de atrair pacientes com conteúdos frequentemente procurados, contribuindo para a agenda médica.

Afinal, dúvidas sobre doenças, remédios e curas estão constantemente presentes no ambiente digital. Portanto, quanto mais sua clínica se coloca como autoridade no assunto, mais ela tende a captar novos pacientes.

Logo, o inbound marketing para clínicas é fundamental para oferecer a possibilidade dos pacientes tirarem dúvidas e se interessarem pelos seus serviços. A partir do avanço da relação é possível converter em pacientes assíduos nas clínicas.

A estratégia do inbound marketing é uma maneira das clínicas se colocarem em um ambiente que engloba milhares de pessoas, aumentando o número de possíveis pacientes. Além de ser uma maneira de tornar a clínica moderna e atrativa.

Inbound marketing para clínicas: conheça as etapas fundamentais

Agora que você já sabe o que é inbound marketing e por que usar ele na sua clínica, é importante conhecer as 4 etapas dessa estratégia. De modo geral, para a gestão de clínicas de qualidade é preciso entender o público ideal que deseja atingir.

Atração

Na primeira etapa do inbound marketing, durante a atração, a clínica precisa se relacionar com o paciente através de redes sociais ou por sites/blogs. Essa iniciativa é importante para gerar conteúdos de qualidade e que proporcionam autoridade clínica.

Para isso, utiliza-se temas mais gerais, como doenças mais comuns e mais buscadas no Google, por exemplo. 

Conversão

A segunda etapa só é possível após a geração de boa autoridade dos conteúdos desenvolvidos. Com os pacientes atraídos, é o momento de buscar a conversão a partir de dados sobre eles, como e-mail. 

Com isso, a clínica vai conseguir produzir conteúdos mais completos e específicos sobre os serviços oferecidos. Logo, aumentar as possibilidades de conquista de novos pacientes.

profissional cuidando de paciente feliz. Imagem ilustrativa para texto Inbound marketing para clínicas.

Relacionamento

Com os dados e com a autoridade gerada, a terceira etapa é de fortalecer o relacionamento e ativar a relação em diferentes canais para manter sua clínica na mente do paciente. 

Nesse sentido, ao ter a necessidade de uma consulta, ele tende a lembrar do seu atendimento.

De modo geral, essa etapa se dá por meio de canais como WhatsApp, telefone ou e-mail. Além disso, é uma etapa que pode ser automatizada, ou seja, enviar mensagens e conteúdos de uma só vez e regularmente para diversos pacientes. 

Análise de resultados

A última etapa do inbound marketing é a análise constante sobre os resultados das estratégias e conteúdos desenvolvidos. Por isso, é muito importante acompanhar dados como tempo de permanência no site, clique, vendas convertidas e outros indicadores.

Essa iniciativa é importante para que a clínica consiga identificar erros e possa corrigir rotas para tornar os procedimentos cada vez mais eficientes. É a melhor maneira de entender como o público está se comportando e consumindo suas informações.

Como aplicar o inbound marketing em sua clínica?

Com o conhecimento sobre as etapas do inbound marketing é possível entender as melhores maneiras de aplicar essa estratégia na sua clínica. Confira 3 processos fundamentais para a aplicação do inbound marketing. 

1. Pense no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair pacientes e clientes de uma maneira indireta. Ou seja, é importante focar em conteúdos mais gerais e que solucionem problemas de um número grande de pessoas. 

Portanto, é o primeiro passo para colocar sua clínica no radar de um paciente, e não falando dos seus serviços mas sim abordando a importância deles para a rotina.

2. Foque em ter um site otimizado

A otimização de um site é fundamental para garantir a acessibilidade e entendimento completo para os usuários. Por isso, é muito importante pensar em design, maneiras de informar os assuntos e SEO.

O Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Buscas, são um conjunto de estratégias para ajudar no bom posicionamento do seu site. Vale a pena pesquisar mais sobre ele e a utilidade na hora de alcançar seu público.

Inclusive, o SEO é a melhor forma de você gerar conteúdo relevante para seus usuários e apresentar para os buscadores que sua clínica tem autoridade. Nesse sentido, os resultados são mais conversão e melhor ranqueamento.

3. Não se esqueça das redes sociais

Por fim, para aplicar o inbound marketing na sua clínica é fundamental fazer sua marca estar presente nas mais variadas redes sociais. Entretanto, os conteúdos também precisam ser de qualidade e até completar os destinados a sites ou blogs. 

Código de ética e inbound marketing

Embora o inbound marketing seja extremamente importante para a área da saúde, é fundamental redigir e seguir normas. Por isso, o Conselho Federal de Medicina, CFM, apresenta alguns pontos que devem ser cumpridos.

Entre os principais apontamentos feitos pelo CFM está a necessidade da clínica apresentar a identificação do médico ou instituição em todas as peças publicitárias. Além disso, fica proibido que a clínica ou profissional assegure 100% de eficácia de um tratamento. 

Profissional cuidando de paciente idosa. Imagem ilustrativa para texto Inbound marketing para clínicas

Cresça seu negócio com boas estratégias

Com as informações apresentadas no texto fica evidente que uma gestão de clínicas é fundamental para o fortalecimento da marca e atração de pacientes. 

Por isso, conte com a Conclínica para gerenciar os processos do seu negócio, com a opção de plano ideal para suas demandas. Aproveite e conheça nossas soluções.

Para acompanhar outros conteúdos da área de gestão e saúde, acesse o Blog da Conclínica.

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