Com a correria do dia a dia, muitos pacientes acabam esquecendo de cuidar da própria saúde. Assim, um lembrete de consulta médica é essencial para manter os compromissos deles em dia.

Pensando nisso, muitos consultórios recorrem a diferentes métodos para organizar o cadastro e garantir o retorno de seus pacientes, utilizando um software de gerenciamento de clínicas, por exemplo.

Mas como saber qual a melhor ferramenta para administrar o lembrete de consulta médica? Nesse texto, vamos abordar isso e explicar a importância dessa notificação. Confira!

O que é o lembrete de consulta médica?

Como falamos na introdução, a rotina das pessoas interfere bastante na hora de marcar compromissos, especialmente os médicos.

Com isso, muitas instituições de saúde recorrem ao lembrete de consulta médica, uma simples notificação que lembra ao paciente sobre a hora e a data de uma consulta marcada.

Esse lembrete serve para diminuir a ausência nas consultas, além de estabelecer uma organização dos processos do consultório.

Inclusive, muitas pessoas gostam quando os profissionais de saúde têm esse cuidado de entrar em contato, o que ajuda a melhorar o relacionamento da clínica com o paciente.

Importância do lembrete de consulta médica

Em primeiro lugar, com a confirmação da consulta médica feita por meio de um lembrete, o profissional assegura que o paciente estará presente na ocasião, o que poupa tempo e esforços.

Banner Conclinica teste app

Aliás, um dos grandes problemas se apresenta na hora do retorno de uma consulta anterior, visto que muitas pessoas acreditam que acontecerá uma cobrança extra.

Vale salientar que a Resolução 1.958/2010 do Conselho Federal de Medicina (CFM) expressa que o paciente tem direito a dar continuidade do seu diagnóstico em um retorno posterior à primeira consulta.

Geralmente, o prazo para retorno é de 30 dias, mas ele fica a critério do profissional. Propagar essa informação auxilia a amenizar os cancelamentos dos pacientes.

Tendo isso em mente, vamos elencar outros aspectos importantes de ter um lembrete de consulta médica em sua clínica.

marcação em calendário. Imagem ilustrativa para texto Lembrete de Consulta Médica.

Melhora o fluxo de atendimento

Tanto para o primeiro atendimento quanto para um eventual retorno, o lembrete de consulta médica torna os processos da clínica mais fluidos.

De imediato, o paciente vai receber a informação se a clínica trabalha com horário agendado ou se é por ordem de chegada, podendo se programar de acordo.

Além disso, os profissionais do consultório estarão prontos e terão noção de sua agenda do dia, o que gera uma maior eficiência no ambiente de trabalho.

Demonstra preocupação com a saúde dos pacientes

Qualquer instituição de saúde deve colocar a saúde dos indivíduos em primeiro lugar. Desse modo, manter um lembrete de consulta médica evidencia essa preocupação.

Esse tipo de notificação também ajuda os profissionais de saúde a terem um pós-consulta mais satisfatório, amenizando cancelamentos e garantindo a fidelização dos clientes.

O lembrete de consulta médica ajuda a evitar a ociosidade

Infelizmente, a ociosidade pode ser um problema em qualquer ambiente de trabalho e isso também ocorre em clínicas médicas.

Quando um paciente desmarcar o atendimento, é necessário que outra pessoa assuma aquele horário. Se isso acontecer em cima da hora, corre o risco dos profissionais do consultório não terem quem atender.

Portanto, ter um lembrete de consulta médica faz com que os funcionários consigam trabalhar sem ter essas lacunas durante o expediente, aumentando assim a produtividade.

Porta de entrada para novas tecnologias

Em muitos locais, se associa a tecnologia com a avaliação médica ou procedimentos específicos, como cirurgias, exames e afins.

De fato, a tecnologia é uma grande aliada da Medicina, mas você sabia que o lembrete de consulta médica pode também trazer novas práticas para o seu consultório?

Por exemplo, uma clínica que substitui o método de marcar atendimentos por telefone por um software de gestão está implementando uma nova tecnologia em seu espaço.

É dessa maneira que muitos gestores passam a compreender a importância de automatizar processos, o que tem impacto direto no atendimento e melhora a eficiência do trabalho como um todo.

Pessoa utilizando um celular na rua. Imagem ilustrativa para texto Lembrete de Consulta Médica.

Problemas de não ter lembrete de consulta médica em sua clínica

Primeiramente, a ausência de um lembrete de consulta médica na clínica pode acarretar na piora de um quadro de saúde do paciente.

Além disso, o paciente que falta prejudica outras pessoas que poderiam ser atendidas naquele horário específico.

A clínica também sofre com a questão financeira, pois a ausência de uma pessoa significa a perda de dinheiro com alguém que poderia ser atendida.

Por fim, um consultório que não mantém um sistema de registro de notificações passa a impressão de desorganização, o que pode diminuir a atração de clientes em potencial.

Como fazer um lembrete de consulta médica para os pacientes?

Uma forma de realizar o lembrete de consulta médica é pelo WhatsApp. Aliás, esse é um dos meios de manter contato com pacientes de forma personalizada e individual.

Outra possibilidade se refere às notificações por telefone ou SMS. O que poupa tempo e são alternativas simples, pois algumas pessoas ainda não utilizam aplicativos de mensagem.

Vale lembrar que é possível adotar os dois modelos para a sua clínica. Para isso, existem plataformas que auxiliam a registrar a notificação de forma bem prática. Continue lendo para saber mais sobre isso!

Organize sua agenda médica com a Conclínica

Agora que você sabe da importância do lembrete de consulta médica, você deve contar com uma plataforma que automatize esse processo de forma simples e eficiente.

Assim, o Conclínica conta com o recurso da agenda médica, que organiza, amplia e informatiza o processo para você.

Com a agenda médica do Conclínica, você mantém o cadastro completo dos seus pacientes, verifica o status de agendamento da consulta, além de organizar o atendimento.

E, para isso, basta ter acesso à internet no tablet, smartphone e celular. Com isso, você tem mais praticidade em um software intuitivo e simples de mexer.

Portanto, saiba mais sobre a Agenda Médica e tenha em mãos uma plataforma com o melhor custo-benefício do mercado, além de ter atendimento personalizado para a sua clínica.

Também não esqueça de conferir as novidades no Blog do Conclínica. Até a próxima!

Compartilhe em suas redes sociais