O artigo “Medicina moderna: rumo à prevenção, à cura, ao bem-estar e à longevidade”, publicado na Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, define a medicina moderna como uma ação focada no tratamento paliativo, buscando o controle de doenças e emergências.

Ainda assim, também aponta que o caminho que deve ser seguido é o de prevenção e cura. Para levar tudo isso ao seu consultório e modernizar seu atendimento desde a agenda médica até o pós-consulta, trouxemos algumas dicas para você!

Como trabalhar a medicina moderna no seu consultório?

Inovar no atendimento médico e buscar chegar mais longe com a medicina envolve, de acordo com o artigo da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, buscar a longevidade e o bem-estar. O autor, o psiquiatra Ajai Singh, defende que isso envolve trazer à medicina moderna novos aspectos, como a questão da prevenção.

Saiba mais sobre como levar isso ao seu consultório:

1. Invista na prevenção de doenças

Melhor ainda do que tratar uma condição médica é garantir que o paciente sequer sofra com alguma dor ou doença, não é mesmo?

Cadastros completos e bem armazenados, como aqueles conseguidos com o uso de um prontuário médico eletrônico, que contém os dados completos de pacientes, trazem total clareza ao médico sobre a situação atual do cliente e permitem um cuidado mais personalizado.

Com ferramentas como essa, também é possível identificar fatores de risco e direcionar as pessoas de acordo com seu histórico e tendências, buscando a prevenção.

2. Ofereça atendimento humanizado

Para que os médicos possam cuidar dos pacientes, eles primeiro precisam garantir que essas pessoas cheguem ao consultório. Praticar o atendimento humanizado na sua clínica garante que a conexão entre os profissionais e aqueles a quem atendem seja mais significativa e que, assim, as pessoas tenham vontade de buscar ajuda médica.

Banner Conclinica teste app

Para isso, é preciso:

  • incluir o paciente nas decisões sobre o tratamento;
  • ouvir suas opiniões;
  • agir com ética;
  • visar melhorar a qualidade de vida do paciente.

Esse tipo de atitude fideliza mais pessoas, pois torna a experiência de tratamento mais agradável. Você também pode investir bastante no contato pós-consulta com pacientes para garantir adesão ao tratamento e sucesso!

3. Conheça as inovações da área da saúde

Dominar as inovações em saúde permite que o médico ofereça tratamentos de maior qualidade no seu consultório. Isso é essencial para cura, prevenção e, também, bem-estar geral.

Se o objetivo do atendimento é prover essas coisas, então estar a par dos avanços da medicina é absolutamente necessário. Frequentemente vemos tratamentos com maior taxa de sucesso e novos estudos que mostram maneiras de evitar certas condições clínicas, certo?

Entender mais sobre como gerir sua clínica ou consultório é o que vai permitir que essas melhorias sejam colocadas em prática de maneira tranquila, porque um bom planejamento é o que vai tornar a execução otimizada para o crescimento do negócio. Se você quer saber mais sobre como fazer isso, conheça formas de organizar sua clínica com gestão médica!

Compartilhe em suas redes sociais