Com o passar do tempo, ter sucesso na carreira de medicina exige mais do que ter as habilidades necessárias para exercer a profissão, é preciso ser um médico empreendedor.

Trabalhar por conta própria, ter um consultório ou uma clínica de saúde não é tarefa fácil, visto que, além de médico, você precisa atuar como empresário.

Para isso, basta seguir o caminho certo e ver sua carreira atingir altos níveis de sucesso.

Em vista disso, a Conclínica resolveu escrever este texto, por meio do qual você vai entender por que empreender na área médica e quais as vantagens dessa decisão.

Além disso, vamos ensinar o caminho para se tornar um médico empreendedor, bem como as habilidades que você terá que desenvolver. Boa leitura!

Por que ser um médico empreendedor?

Para ter sucesso, é necessário compreender e colocar em prática alguns conceitos relacionados à gestão no seu dia a dia.

Dessa forma, para ter sucesso ao trabalhar por conta própria, não basta apenas ter um espaço no qual possa realizar os atendimentos.

Mas ser um médico empreendedor vai ajudá-lo a enxergar sua profissão de maneira estratégica. Assim, se torna possível tomar decisões mais certeiras, de modo a conquistar melhores resultados.

Banner Conclinica teste app

Por isso, caso você considere se tornar um médico empreendedor, mas gostaria de saber quais os benefícios de dar esse rumo à sua carreira, leia o tópico a seguir.

médico empreendedor realizando atendimentos.

Os principais benefícios de empreender na área médica

Muitos profissionais da medicina estão buscando formas de empreender na área, devido ao sonho de conquistar maior liberdade profissional.

Com isso, quando você administra o próprio negócio, se torna possível definir seu horário de trabalho.

Ademais, você tem a oportunidade de escolher a equipe que vai trabalhar ao seu lado, bem como poderá colocar em prática ideias que acredite serem positivas.

Dessa forma, você se torna capaz de impactar positivamente na vida das pessoas, realizando um trabalho no qual acredita.

Além disso, ao se tornar empreendedor, você aprende sobre outra área de atuação: a administração. Portanto, essa é uma boa forma de expandir conhecimentos.

Por último, citamos a possibilidade de combinar seu trabalho médico com um negócio que você precisará gerenciar, o que lhe oferecerá uma vida profissional mais dinâmica e empolgante.

Como empreender na medicina: veja o que é preciso 

Para empreender na medicina, é fundamental sempre buscar inovações para levar um atendimento cada vez melhor e moderno aos seus pacientes.

Também faz parte da essência dos médicos empreendedores a capacidade de perceber quais são os principais entraves do setor, para poder criar medidas para solucioná-los.

Assim, você precisará ir além dos estudos da faculdade de medicina. Será necessário adquirir conhecimentos em outras áreas, como marketing, administração e empreendedorismo.

Para isso, bastam alguns conhecimentos básicos para iniciar e, com o passar do tempo, suas habilidades serão aprimoradas.

Ainda assim, é importante ter uma postura otimista e persistente, de modo que não desanime diante de frustrações ou situações arriscadas.

Sendo assim, confira a lista que preparamos com algumas dicas para começar a empreender na medicina.

Busque conhecer o mercado

Ao tomar a decisão de empreender, estude o mercado na região em que você pretende começar a trabalhar.

Com isso, verifique se existe demanda para a sua especialidade, quem serão seus possíveis pacientes e se há concorrentes diretos. 

Fazer uma pesquisa de mercado, com o auxílio de especialistas, é uma boa forma de compreender o cenário da sua região e estabelecer como você vai administrar a empresa.

Faça cursos e estude empreendedorismo

Como você já sabe, para ser um médico empreendedor, é necessário se dedicar à aprendizagem em áreas anteriormente mencionadas.

Isso é importante mesmo que você conte com o auxílio de uma equipe especializada. Afinal, ter esses conhecimentos podem prepará-lo para tudo o que poderá acontecer no futuro.

Mas, como dissemos anteriormente, não é necessário fazer outras faculdades, pois há uma série de cursos básicos. Inclusive, muitos dos quais estão disponíveis de forma gratuita na web, como do Sebrae Empreendedorismo e do Senai.

Busque soluções tecnológicas

Utilizar recursos tecnológicos aplicados à medicina não é uma responsabilidade apenas dos médicos da nova geração.

Principalmente se você empreender, será preciso oferecer um atendimento moderno, com soluções que ofereçam a melhor experiência aos pacientes.

Por isso, esteja sempre em constante atualização, para saber como aliar tecnologia e medicina na sua empresa.

Tenha controle financeiro

A gestão financeira é um aspecto fundamental para o sucesso da sua empresa. Por isso, uma dica é contratar uma equipe competente para esse trabalho.

Estabeleça metas, faça planos e defina quanto poderá gastar em seu controle financeiro. Além disso, faça um capital de giro, preveja custos de manutenção e, com isso, defina o preço dos serviços prestados.

Divulgue seu trabalho

Para ter sucesso, é indispensável divulgar seu trabalho. Logo, contrate os serviços de profissionais que possam ajudá-lo a fazer seu marketing online e offline.

Também é importante estudar alguns conceitos básicos de marketing para poder desenvolver ideias sobre suas estratégias de divulgação. 

médica preparada para atendimentos em clínica. Imagem ilustrativa para texto médico empreendedor.

Habilidades necessárias para um médico empreendedor

Para se tornar médico empreendedor, é importante ter algumas habilidades básicas, de modo que o negócio tenha sucesso.

Uma delas é ser responsável e saber aprender com os erros, pois eles mostrarão os aspectos que precisam de melhoria para que sua empresa siga crescendo.

Outra habilidade necessária é ter foco na ação. Assim, você precisa se concentrar para tomar ações eficazes, que gerem resultados positivos.

Por fim, citamos outras habilidades, como sempre estudar e testar novidades, analisar riscos, reconhecer padrões para as tomadas de decisão e saber lidar com incertezas.

Conheça a solução da Conclínica para médicos que querem empreender

Agora que você sabe todos os benefícios de ser um médico empreendedor, é hora de colocar em prática as dicas apresentadas neste texto.

Para ter sucesso no seu empreendimento, saiba que pode contar com as soluções da Conclínica. Nosso software tem o melhor custo-benefício do mercado.

Com a Conclínica, você terá uma ajuda eficiente para gerenciar sua clínica, desde a administração até a organização da agenda médica.

Se este artigo foi útil, fique à vontade para conferir outras publicações do Blog da Conclínica

Compartilhe em suas redes sociais