O convênio médico é um serviço que empresas oferecem para fornecer descontos em consultas, exames e outros serviços médicos com valores mais acessíveis.

Então, existem diferentes tipos de planos, como o empresarial, o individual ou para a família, e o coletivo, que é contratado junto a uma associação de profissionais, como um sindicato.

Portanto, o foco deste tipo de serviço é prestar assistência médica aos seus beneficiários.

Além disso, é importante diferenciar o plano de assistência médica do plano de saúde, que tem uma abordagem mais ampla e pode incluir serviços adicionais, como atendimento odontológico e fisioterapia.

Como funciona o convênio médico

Operadoras de saúde oferecem serviços de convênio médico, que permitem aos seus clientes acesso a consultas, exames e procedimentos médicos a preços reduzidos.

Então, o paciente paga uma mensalidade para a operadora e tem acesso a profissionais de saúde credenciados pela empresa, bem como a outros serviços.

Sendo assim, o que é coberto pela mensalidade varia de acordo com o tipo de convênio escolhido pelo cliente.

Existem três tipos principais de convênios médicos: empresariais, individuais ou familiares e coletivos. Cada um tem suas próprias características, que são descritas a seguir:

Banner Conclinica teste app
  • Empresarial: neste caso, a empresa contrata o convênio médico para seus colaboradores. Ele pode ser oferecido sem custo ou com a exigência de coparticipação. Além disso, quanto maior o número de funcionários, maior é a margem de negociação para redução de custos.
  • Individual ou Familiar: convênios médicos individuais são comuns e permitem que uma pessoa contrate o convênio apenas para si mesma, ou para sua família como seus dependentes, para que todos tenham cobertura médica.
  • Coletivo por Adesão: essa modalidade é frequentemente contratada por associações ou sindicatos e é semelhante ao empresarial, porém pode ser mais barata para os beneficiários.

Modalidades

Para entender o que é convênio médico, também é importante conhecer as diferentes modalidades disponíveis. Afinal, são elas que definem quais benefícios estão inclusos. Veja só:

  • Ambulatorial: este modelo de convênio oferece cobertura para consultas, exames e terapias, atendendo grande parte das necessidades médicas. No entanto, ele não inclui internações hospitalares ou serviços odontológicos;
  • Hospitalar: o modelo hospitalar inclui cobertura para internações, tratamentos como radioterapia e quimioterapia, assim como cobertura ambulatorial e internações em UTIs;
  • Hospitalar com obstetrícia: este modelo é o mais indicado para gestantes e mulheres que estão planejando ter filhos, pois inclui todos os itens do modelo hospitalar descrito acima, com o diferencial de assistência pré-natal e parto;
  • Odontológico: este convênio é específico para serviços odontológicos e oferece cobertura para consultas, exames e, possivelmente, algumas emergências odontológicas.

Mãos segurando família de papel em miniatura. Imagem ilustrativa para texto o que é convênio médico.

Convênio médico e plano de saúde: entenda as principais diferenças

Embora sejam frequentemente confundidos, convênios médicos e planos de saúde possuem diferenças significativas em seus serviços e coberturas.

Portanto, enquanto o convênio médico oferece descontos em consultas e exames, o plano de saúde oferece um pacote completo de cobertura médica, incluindo assistência hospitalar e reembolso em alguns casos.

E devido a essa variedade de serviços, o plano de saúde é geralmente mais caro do que o convênio médico, o que pode torná-lo menos acessível para muitas pessoas.

Vantagem do convênio médico para clínica

Agora você já sabe o que é convênio médico e quais são as principais diferenças comparadas a um plano de saúde. Mas será que trabalhar com esse serviço é vantajoso para a sua clínica? Descubra a seguir!

Mais atendimentos

Uma das principais vantagens de trabalhar com convênios médicos é a possibilidade de aumentar a base de pacientes atendidos. Isso porque, quando se inicia na área da saúde, pode ser desafiador atrair um número significativo de pacientes.

No entanto, com o credenciamento em convênios, é possível ter acesso a uma grande quantidade de pacientes que buscam atendimento médico.

Além disso, ao prestar um serviço de qualidade, é possível fidelizar esses pacientes e, dessa forma, aumentar a possibilidade de indicações para amigos e familiares.

Outra vantagem é a redução de problemas com inadimplência, já que os convênios médicos pagam diretamente aos prestadores de serviço. Isso aumenta a segurança financeira do profissional e evita problemas de cobrança com os pacientes.

Evita o excesso de horários livres

médica atendendo paciente. Imagem ilustrativa para texto o que é convênio médico.

Optar por essa estratégia é interessante para maximizar o preenchimento da sua agenda e evitar prejuízos com horários vagos. 

Isso porque, mesmo que a remuneração dos convênios tenda a ser mais baixa que a das consultas particulares, é possível garantir a flexibilidade do seu negócio e a diversificação das formas de contrato da consulta.

Além disso, o atendimento por convênios médicos pode atrair mais pacientes para a sua clínica e fidelizá-los. O que pode facilitar a divulgação da sua clínica a partir das indicações para amigos e familiares.

Portanto, o importante é saber equilibrar as demandas de pacientes particulares e de convênios, garantindo a qualidade do atendimento e a sustentabilidade financeira da clínica.

Divulgação da sua marca

A visibilidade da sua clínica é fundamental para atrair pacientes, e isso pode ser um desafio, especialmente para profissionais que estão começando. Porém, existem estratégias para melhorar a exposição da sua marca e atrair novos pacientes.

Por isso, uma das opções é o credenciamento em planos de saúde e convênios médicos. Isso pode ajudar a aumentar o alcance da sua clínica e a construir sua marca profissional. 

Portanto, ao ganhar mais visibilidade, você pode reavaliar sua estratégia e escolher as melhores operadoras para permanecer credenciado, assim como optar por horários específicos para atendimentos de convênios.

Testar Soluções para Gestão de Clínicas e Consultórios por 7 dias Grátis

Agora você já entende tudo sobre o convênio médico

Ao entender o que é convênio médico e as vantagens de atender pacientes a partir desse serviço, você deve avaliar se trata-se de uma estratégia vantajosa para a sua empresa. 

Para decidir, é importante levar em consideração diversos fatores como o custo-benefício, seus objetivos profissionais e o estágio atual do seu negócio.

Então, para auxiliar na tomada de decisão, a Conclínica oferece um software para clínicas com uma variedade de recursos que facilitam a administração e a análise dos atendimentos prestados, incluindo agenda médica, prontuário eletrônico, laudos, controle financeiro e muito mais.

E para conferir ainda mais informações sobre como otimizar os processos da sua clínica médica ou consultório, acompanhe o Blog da ConClínica!

Compartilhe em suas redes sociais