Um dos documentos mais importantes para a medicina é o relatório médico, sendo um direito do paciente e um dever legal do médico. Por isso, preenchê-lo da maneira correta é tão importante. Saiba como neste artigo!00

O que é relatório médico?

O relatório na área da saúde é um resumo sobre o caso do paciente, podendo constar informações sobre atendimento, diagnósticos, sequelas, etc. O conteúdo exato dependerá do tipo de relatório, que são dois:

  • Relatório Médico Legal: elaborado para descrever perícias médicas para atender a questões jurídicas, ou seja, responde perguntas de pessoas como um delegado ou uma instância judicial;
  • Relatório Médico para INSS: este é um direito do paciente, com documentação sobre o histórico, consultas e tratamentos do paciente, para que ele possa requerer benefícios ao INSS.

Existem também relatórios mais gerais, que são elaborados após alta ou para encaminhar pacientes a atendimentos com outros profissionais ou clínicas especializadas. 

Como elaborar um relatório médico organizado?

Alguns passos podem ser seguidos para que o relatório médico seja preenchido da melhor maneira possível. Veja:

1. Comece pelos dados básicos

Existem informações obrigatórias e básicas para o relatório, como a identificação correta das partes. Para isso, é necessário:

  • nome completo, carimbo, assinatura e registro no CRM do médico (pode também contar com assinatura digital, caso seja um documento eletrônico);
  • nome completo, endereço e data de nascimento do paciente.

2. Orientações devem ser feitas apenas quando necessário

Como o relatório não tem finalidade diagnóstica e sim descritiva, o profissional de saúde não pode oferecer julgamento, como sugestões para afastamento ou aposentadoria.

A decisão final cabe ao perito, então, em geral, as orientações devem ser reservadas para momentos de necessidade máxima.

3. Utilize a tecnologia para descrever o caso

A parte mais importante de um relatório médico é a descrição do caso. Por isso, garantir que todo o histórico do paciente esteja documentado e correto é um passo que requer muita atenção do médico.

Banner Conclinica teste app

Softwares para gestão de clínicas que permitem o uso de um prontuário eletrônico são aliados nesse momento, já que todos os dados ficam organizados em um único local.

O Conclínica é um software para clínicas e consultórios que garantem mais facilidade no dia a dia para o médico, tornando todas as informações muito mais acessíveis, como no caso de buscar os dados de pacientes.

Conheça as funcionalidades do Conclínica e faça como milhares de clínicas pelo Brasil: adquira o software e leve sua gestão para o próximo nível!

Compartilhe em suas redes sociais