A falta de um ou mais pacientes causa muitos problemas para a agenda médica e a rotina da clínica, entre eles a falta de organização da agenda e os atrasos. Trabalhar com um sistema de confirmação de consulta pode ser a solução para essa questão.
Se a sua clínica médica sofre muito com o absenteísmo, ou seja, o não-comparecimento de pacientes nas consultas agendadas, continue lendo o artigo para entender como minimizar esse problema!
O que é a confirmação de consulta?
A confirmação de consulta é uma ação para o paciente atestar que comparecerá à consulta no horário agendado. Assim, antes mesmo do momento do atendimento chegar, será possível gerir a agenda e possíveis lacunas.
Isso não só ajuda na rotina de todos os funcionários da clínica, que saberão exatamente quantas pessoas esperam atender no dia, como também abre a possibilidade de acolher outros pacientes no caso de um horário ser liberado.
Existem diferentes métodos de confirmar consulta:
- ligação;
- e-mail;
- SMS;
- WhatsApp;
- lembretes.
O importante é que na mensagem de confirmação, além de informar presença ou ausência, sejam validados todos os dados do paciente e também data, horário e forma de pagamento passados no cadastro pré-consulta.
Por que é importante para a clínica realizar confirmação de agendamento?
Adicionar a funcionalidade de confirmação de consulta à gestão de clínicas médicas é uma forma simples e objetiva de melhorar o padrão de qualidade do trabalho e aumentar o número de atendimentos.
Muitas faltas que não foram avisadas provocam lacunas que podem:
- prejudicar o faturamento, já que é um período de tempo que passará sem trabalho;
- desorganizar agendas;
- causar comoção entre pacientes que estão aguardando seus horários e sentem que estão sendo atrasados.
Nenhum desses cenários é positivo para o consultório médico, não é mesmo? Disparar uma mensagem de lembrete, portanto, pode trazer muitos benefícios, tanto para os profissionais quanto para o próprio paciente, como:
- reduzir a taxa de absenteísmo;
- organizar melhor a agenda e alocar novas pessoas;
- otimizar o faturamento da clínica;
- melhorar a experiência do paciente, que se sente importante para a clínica ao receber um lembrete.
Esse aviso pode parecer algo pequeno e trivial, mas causa efeitos bem maiores para o controle financeiro e organizacional da clínica e, o mais importante, deixa pacientes satisfeitos. Afinal, são eles que movem o estabelecimento e permitem seu funcionamento.
Pensar em todos os detalhes e etapas do relacionamento entre paciente e clínica cria confiança e credibilidade, por isso não se deve ignorar nenhuma possível melhoria. Saiba mais sobre a jornada do paciente e como você pode otimizar ainda mais a relação que ele tem com o seu consultório!