Quem é dono, gestor ou administrador de uma clínica médica sabe como a organização na recepção é importante.

E não é só para evitar aglomerações e seguir protocolos de segurança devido a covid-19, mas também porque uma recepção mal organizada afeta a imagem que o paciente tem da clínica, torna ruim a experiência de aguardar o atendimento médico e pode até atrapalhar o desempenho dos recepcionistas. 

Se você já notou que precisa fazer um upgrade da organização na recepção do seu consultório, este texto é para você! 

A importância de organizar a recepção da clínica

Antes da melhoria de processos organizacionais para evitar filas e tumultos na recepção, é bem importante saber que a disposição do ambiente tem um grande papel nisso. 

É só pensar, o primeiro local de contato físico de um paciente com seu consultório será na recepção, não é? Na prática isso significa que o lugar precisa passar ordem, higiene, profissionalismo e principalmente credibilidade, afinal, saúde é algo muito sério! 

Por isso, além da limpeza, procure oferecer um ambiente espaçoso e agradável. Sem dúvida o momento de abrir ficha, realizar cadastro, aguardar a consulta e tudo o mais que envolve o pré atendimento ficará melhor tanto para os profissionais quanto pacientes. 

Melhorando a organização na recepção da clínica com a tecnologia

Alguns fatores como limpeza, decoração e disposição do ambiente precisam de uma mãozinha humana. Mas algo que também vai fazer toda a diferença e melhorar consideravelmente a organização na recepção do seu consultório médico é o uso da tecnologia, como softwares para clínicas

Olha só o que esse tipo de ferramenta proporciona:

Banner Conclinica teste app

Sistema de agendamento online

O fluxo de agendamento de consultas em consultórios, especialidades, tratamentos e exames pode ser realmente desafiador. Por isso, para administrar a agenda de consultórios, especialidades e até tratamentos, um software é um apoio perfeito.

O sistema de agenda médica do Conclínica, por exemplo, oferece um completo cadastro de seus pacientes, mantendo todas as informações relevantes em um único lugar. O resultado? Um atendimento mais organizado e ágil.  

Além disso, não tem algo que mais gera fila de espera e incômodo nos pacientes (e até médicos) do que atrasos e ausências com aviso em cima da hora, não é? Com esse recurso, é possível mudar o agendamento do paciente e reorganizar as consultas na mesma hora. 

Hora marcada ou atendimento por ordem de chegada?

Se o espaço da clínica não for o suficiente para ter uma recepção bem organizada, a consulta com hora marcada é o ideal para evitar aglomerações e um tempo de espera grande. 

Para esses casos, o Conclinica oferece o recurso de agendamento online, dando total autonomia para o paciente escolher o dia e hora da sua consulta. 

E se você não trabalhar com horário marcado, nossa ferramenta também tem a funcionalidade para organizar pacientes por ordem de chegada.  

Agora que você já sabe como ter uma organização na recepção da sua clínica melhor, só depende de você: é hora de partir para a ação. Fale com um consultor do Conclínica e conheça melhor todas as funcionalidades desse software médico.

 

Compartilhe em suas redes sociais